Ministro da Previdência Social afirmou que redução da fila de espera do INSS é prioritária e que meta para 2024 é reduzir tempo para 30 dias
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta sexta-feira (5/7) que o tempo de análise da concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reduzido para 30 dias até o final de 2024. Hoje, o tempo médio de análise da chamada fila do INSS está em 37 dias — antes eram 45 dias.
“Até o final do ano, vai para 30 dias ou menos”, disse Lupi a jornalistas após cerimônia pelos 34 anos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília.
Em janeiro, o ministro da Previdência indicou que a fila “nunca vai acabar”, pois, de acordo com ele, o órgão recebe de 900 mil a 1 milhão de pedidos mensalmente.
“Quem diz que vai acabar a fila é mentiroso. Todo mês, entram 900 mil pedidos, 1 milhão de pedidos novos, então todo mês terão pelo menos 900 mil, 1 milhão de pessoas pedindo, e ninguém resolve assim. Tem de conferir documento, tem de ser justo”, explicou.
Promessa de campanha
A redução da fila do INSS esteve entre as promessas de campanha do então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No fim de 2022, mais de 1,8 milhão de pedidos estavam sob em análise.
Em novembro de 2023, Lula sancionou projeto de lei para criar o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), focado em zerar essa fila de espera.
A principal mudança envolve a aceitação de atestados médicos e odontológicos para liberar licença para tratamentos da própria saúde ou de algum familiar — agora, em exceções, não haverá necessidade de perícia oficial.
Além disso, a lei transforma cargos efetivos em vagas de comissão ou funções de confianças para atender a mais demandas do governo federal, simplifica a gestão de cargos e
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado