Decisão de ampliar o público-alvo da Qdenga se deu diante da baixa procura pelas vacinas por parte da faixa etária inicial, de 10 e 11 anos
O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu ampliar a vacinação contra a dengue para o público de 12 a 14 anos. Pessoas dessa faixa etária podem procurar os postos de imunização a partir da tarde desta terça-feira (5/3).
A decisão de ampliar a aplicação da Qdenga se deu diante da baixa procura pelo imunizante por parte da população de 10 e 11 anos. Das 71.708 mil doses disponíveis, apenas 25.310 mil foram aplicadas. Ou seja, há 46.398 vacinas em estoque.
Essa quantidade de vacinas – destinadas à primeira dose – precisam ser aplicadas até 30 de abril, quando vencem. A segunda aplicação deve ocorrer três meses depois.
“Nosso objetivo é aplicar todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Fazemos um monitoramento diário do número de crianças atendidas e decidimos fazer essa ampliação para atingir mais rapidamente a cobertura na população geral do DF”, disse a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.
A vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Também estão vedadas gestantes e mulheres em fase de amamentação.
O Distrito Federal está em situação de emergência diante da epidemia de dengue. A capital do país registrou 120.625 casos prováveis da doença e confirmou 78 mortes provocadas pela enfermidade, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF) divulgado nessa segunda-feira (4/3).
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
- Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher
- Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia
- “Recolha-se a sua insignificância. Aqui você não cresce! Lixo!” diz Eduardo Paes para Sérgio Moro
- Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro