youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Como disse Lula, o mundo precisa de comida, de emprego, de educação, e não de guerra”, escreve Aloizio Mercadante

www.brasil247.com - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso no México
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso no México (Foto: RICARDO STUCKERT)

Enquanto Bolsonaro aproveitou as férias para passear de jet-ski no litoral paulista, isolado e alheio à conjuntura geopolítica global, o avanço da guerra na Ucrânia e as medidas de retaliação à Rússia apresentam grandes desafios para a economia brasileira. Conforme alertamos no artigo anterior, esta crise pode ter graves impactos no Brasil, agora agravados com a decisão do governo russo de paralisar totalmente a produção de fertilizantes, com consequências dramáticas para a agricultura brasileira. Isso porque não só a nossa agricultura está completamente dependente da importação de fertilizantes, como também o conflito na Europa tem gerado uma disparada no preço internacional do petróleo, do trigo e de outras commodities.

Os russos são responsáveis por 15% das exportações globais dos adubos nitrogenados e 17% das de potássio. No caso brasileiro, somos muito dependentes e importamos entre 85% e 90% dos fertilizantes que utilizamos no campo. Em 2021, Rússia e Belarus foram responsáveis por 28% dos fertilizantes importados pelo Brasil, o que dá a medida do impacto que paralisação da produção russa terá na produção agrícola nacional, pressionando o preço dos alimentos e ameaçando a segurança alimentar brasileira.

O quadro se agrava quando observamos que o governo vinha aumentando a dependência da nossa agricultura da produção internacional. Em 2020, a produção de fertilizantes recuou 22% em relação ao ano de 2018. Essa diminuição pode ser explicada, em grande medida, pelo processo de desinvestimento da Petrobrás, que fechou uma unidade e vendeu três fábricas de fertilizantes no país.

Em 2019, Bolsonaro anunciou a saída definitiva do setor de fertilizantes. E só agora, a ministra da Agricultura lamenta o abandono da estratégia de investimentos promovida pelos governos do PT para assegurar maior oferta interna e garantir mais soberania e segurança alimentar ao país.

Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

https: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber