Anunciado por Gleide Andrade, acordo garante unidade de referência para atendimento e formação de profissionais da saúde

Gleide Andrade e Artur Chioro celebram o acordo que transforma o Hospital Regional de Divinópolis em universitário 100% SUS

A cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, está prestes a receber um importante reforço para a saúde pública e a formação de profissionais da área. No mês de janeiro passado, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para transformar o Hospital Regional de Divinópolis em um universitário 100% SUS, que funcionará também como hospital escola.

O acordo foi anunciado nesta terça-feira (4), pela Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, durante reunião com Arthur Chioro, presidente da EBSERH.

Em nota, Gleide destacou o impacto do projeto para a população. “Essa é uma conquista muito importante para a nossa região, demanda que levamos para o presidente Lula, o que demonstra seu olhar cuidadoso com os mineiros. O hospital será público, vai garantir atendimento especializado, melhorando tanto o acesso à saúde quanto a formação de novos profissionais na área”, destacou.

O presidente da EBSERH, Artur Chioro, também celebrou a iniciativa. “A assinatura desse acordo materializa a parceria, que será fundamental não apenas para a assistência no SUS, mas para a formação de novos profissionais, para a pesquisa e para a inovação na saúde”, afirmou.

Mais atendimento e formação profissional

A transformação do Hospital Regional de Divinópolis em universitário representa um salto na infraestrutura de saúde da região. A nova unidade será um polo de atendimento e ensino, garantindo assistência médica de qualidade e aprimorando a formação dos estudantes da UFSJ. Além disso, a unidade será essencial para a produção de pesquisas e inovação na área médica, ampliando o acesso da população a serviços de ponta no SUS.

O projeto também terá impacto na geração de empregos e no desenvolvimento regional. A chegada de novos profissionais e o fortalecimento da estrutura hospitalar movimentarão a economia local, garantindo mais estabilidade para trabalhadores da saúde e para a comunidade acadêmica.

Inclusão e fortalecimento do SUS

Além de ampliar o acesso a atendimento médico gratuito e de qualidade, o hospital universitário servirá como espaço de formação para estudantes de diversas áreas da saúde, proporcionando aprendizado prático e incentivando a pesquisa científica.

Gleide Andrade reforçou o esforço federal na conclusão do acordo. “O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, assumiram esse compromisso com a população mineira, e estamos acompanhando de perto para que cada etapa do projeto seja cumprida”, afirmou.

O próximo passo será a definição do cronograma de implementação do hospital universitário, em parceria com o Governo Federal, o Governo de Minas Gerais, o MEC e a UFSJ.

O avanço desse projeto reforça o compromisso do governo Lula com o fortalecimento do SUS e a valorização da saúde pública. Mais do que isso, mostra como parcerias estratégicas podem transformar realidades e levar mais qualidade de vida para a população.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…


  • AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…


  • Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…


Os comentários estão desativados.