Anunciado por Gleide Andrade, acordo garante unidade de referência para atendimento e formação de profissionais da saúde

Gleide Andrade e Artur Chioro celebram o acordo que transforma o Hospital Regional de Divinópolis em universitário 100% SUS
A cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, está prestes a receber um importante reforço para a saúde pública e a formação de profissionais da área. No mês de janeiro passado, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para transformar o Hospital Regional de Divinópolis em um universitário 100% SUS, que funcionará também como hospital escola.
O acordo foi anunciado nesta terça-feira (4), pela Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, durante reunião com Arthur Chioro, presidente da EBSERH.
Em nota, Gleide destacou o impacto do projeto para a população. “Essa é uma conquista muito importante para a nossa região, demanda que levamos para o presidente Lula, o que demonstra seu olhar cuidadoso com os mineiros. O hospital será público, vai garantir atendimento especializado, melhorando tanto o acesso à saúde quanto a formação de novos profissionais na área”, destacou.
O presidente da EBSERH, Artur Chioro, também celebrou a iniciativa. “A assinatura desse acordo materializa a parceria, que será fundamental não apenas para a assistência no SUS, mas para a formação de novos profissionais, para a pesquisa e para a inovação na saúde”, afirmou.
Mais atendimento e formação profissional
A transformação do Hospital Regional de Divinópolis em universitário representa um salto na infraestrutura de saúde da região. A nova unidade será um polo de atendimento e ensino, garantindo assistência médica de qualidade e aprimorando a formação dos estudantes da UFSJ. Além disso, a unidade será essencial para a produção de pesquisas e inovação na área médica, ampliando o acesso da população a serviços de ponta no SUS.
O projeto também terá impacto na geração de empregos e no desenvolvimento regional. A chegada de novos profissionais e o fortalecimento da estrutura hospitalar movimentarão a economia local, garantindo mais estabilidade para trabalhadores da saúde e para a comunidade acadêmica.
Inclusão e fortalecimento do SUS
Além de ampliar o acesso a atendimento médico gratuito e de qualidade, o hospital universitário servirá como espaço de formação para estudantes de diversas áreas da saúde, proporcionando aprendizado prático e incentivando a pesquisa científica.
Gleide Andrade reforçou o esforço federal na conclusão do acordo. “O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, assumiram esse compromisso com a população mineira, e estamos acompanhando de perto para que cada etapa do projeto seja cumprida”, afirmou.
O próximo passo será a definição do cronograma de implementação do hospital universitário, em parceria com o Governo Federal, o Governo de Minas Gerais, o MEC e a UFSJ.
O avanço desse projeto reforça o compromisso do governo Lula com o fortalecimento do SUS e a valorização da saúde pública. Mais do que isso, mostra como parcerias estratégicas podem transformar realidades e levar mais qualidade de vida para a população.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia
Parceria prevê US$ 15 bi em comércio até 2030 e cooperação em setores estratégicos, como segurança cibernética e transição energética Lula e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã, celebram novos investimentos e comércio bilateral A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hanói foi mais do que um compromisso comercial. O encontro consolidou…
“Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro
Ao destacar as provas contundentes deflagradas pela investigação, a deputada repreendeu duramente quem minimizou a gravidade dos atentados de 8 de janeiro Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) Durante discurso na Câmara dos Deputados, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) denunciou a tentativa de golpe de Estado no Brasil e reforçou a importância da defesa do Estado Democrático…
Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia
Dados divulgados pelo Supremo Tribunal Federal mostram que mais da metade dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro já receberam punições alternativas ou progressão de pena Ministra Gleisi Hoffmann aponta que o PL da anistia tem como único objetivo salvar Bolsonaro da cadeia A farsa para tentar livrar Jair Bolsonaro da cadeia é clara e responde…