youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Cerca de 1,8 mil produtores são beneficiados e mais de um milhão de pessoas recebem alimentos de qualidade

247 – O Governo do Distrito Federal (GDF) tem fortalecido a agricultura familiar ao destinar mais de R$ 44,3 milhões para programas de aquisição de alimentos, garantindo renda a 1.884 produtores rurais e ampliando o acesso a refeições nutritivas. Segundo informações da Agência Brasília, os recursos foram aplicados em iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-DF), a Alimentação Escolar do Distrito Federal (PAE-DF) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF). Em 12 meses, essas ações resultaram na entrega de mais de 5,3 mil toneladas de frutas, legumes e verduras, atendendo um público de mais de um milhão de pessoas, entre crianças, jovens e idosos.

A extensão dos programas beneficia, por exemplo, produtores como Genivaldo José dos Santos, de 50 anos, morador do Núcleo Rural Betinho, em Brazlândia. Há 12 anos trabalhando em sua própria terra, Genivaldo encontrou no GDF a ajuda necessária para investir e sustentar sua família. “O governo me ajuda demais. Se não fosse por essa ajuda, não teria condições de dar início à minha produção”, afirma. O agricultor destaca também a parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), fundamental para obter créditos rurais e suporte técnico: “Eles me ajudam em tudo, desde a parte técnica da produção até a questão de viabilizar o crédito rural. A Emater não mede esforços para me ajudar aqui”.

A extensionista rural Vanessa Lira, lotada na Gerência de Comercialização e Organização Rural da Emater-DF, explica que o objetivo é preparar o agricultor para negociar com o poder público sem deixar de lado o desenvolvimento de seu próprio negócio. “Por se tratar de compras estabelecidas em contrato, isso permite aos produtores que permaneçam no campo e tenham uma renda a mais garantida”, explica. Já a também extensionista rural Bruna Heckler ressalta que a atuação da Emater inclui a formalização dos agricultores e o aprimoramento de suas técnicas de produção. “Outro benefício direto da nossa atuação é preparar esse agricultor para o mercado privado. Por meio das compras públicas, ele aprende o padrão comercial do produto e a necessidade de ter um cronograma de plantio para atender as demandas”, detalha.

Além de estimular o crescimento da agricultura familiar, os programas de aquisição de alimentos reforçam a alimentação escolar. Camila Beiró, diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, destaca a importância de garantir refeições balanceadas nos colégios da rede pública. “Os programas de aquisição proporcionam a compra de alimentos frescos e bem diversificados, respeitando a cultura alimentar local e a sazonalidade dos produtos”, pontua. Ela também ressalta que a parceria com a Emater e com a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) é essencial para levar alimentos de origem assegurada e diretamente do campo para os estudantes. “Essa parceria garante alimentos de origem assegurada e diretamente do campo para a refeição dos alunos”, completa.

Desde 2023, frutas e hortaliças orgânicas passaram a compor a merenda em três regionais de ensino (Guará, Núcleo Bandeirante e São Sebastião), contribuindo para uma dieta ainda mais nutritiva. Em outras escolas, como o Centro Educacional Incra 8, frutas, verduras e carnes frescas fazem parte do cardápio de mais de 900 alunos, de 9 a 18 anos. “Recebemos semanalmente alimentos frescos, como frutas, verduras e carnes. Esses produtos garantem a segurança alimentar das crianças, especialmente aquelas que dependem da escola para fazerem suas refeições diárias”, afirma o vice-diretor Raul Igor Trindade.

Com o apoio de diferentes setores do GDF, a agricultura familiar se consolida como aliada estratégica para promover renda e qualidade de vida no campo, ao mesmo tempo em que assegura refeições nutritivas e diversificadas nas escolas. Os programas de aquisição de alimentos tornam-se, assim, uma referência nacional em políticas públicas de segurança alimentar, integração rural e fortalecimento econômico das comunidades locais.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.