Proposta orçamentária para a Araucária Nitrogenados S/A (PR) passa de meio bilhão de reais. “Quero aprovar ainda nesta semana”, diz Zeca Dirceu
“É uma medida emblemática da retomada do crescimento do país”, diz Dirceu, sobre a fábrica de fertilizantes
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), membro titular da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, foi designado nesta segunda-feira (2) como relator do PLN 30/2024 , de autoria da Presidência da República, que designa mais de meio bilhão de reais em crédito especial para a retomada das operações na Araucária Nitrogenados S/A (ANSA) , a fábrica de fertilizantes nitrogenados do Paraná, antiga Fafen, situada na região metropolitana de Curitiba. “Quero aprovar ainda nesta semana”, adianta o relator da matéria.
“É uma medida emblemática da retomada do crescimento do país e orgulha todo o povo paranaense pela importância social e econômica desse compromisso”, diz o Zeca Dirceu. “Vai baratear não só os custos das commodities, mas também reduzir as despesas de produção para a agricultura familiar, que se utiliza dos mesmos insumos agrícolas. Vai garantir mais empregos e a inovação tecnológica no estado”, afirma.
De acordo com a proposição a ser votada na CMO, o aporte de R$ 552,8 milhões vai permitir investir na manutenção da planta industrial de nitrogenados para recuperação e retomada das operações na fábrica, além de possibilitar a aquisição de bens de patrimônio e de tecnologia de informação para o funcionamento da empresa. Vai favorecer também a compra do edifício já utilizado pela empresa hoje, mediante aluguel, além de contratar serviços de reparo e manutenção das unidades de pastilhamento de enxofre e de substituir equipamentos e peças para a correta operação dos sistemas.
A maior parte dos recursos (56,07%) será destinada à ANSA propriamente; 36,18% desse aporte vai para a Petrobras adquirir o imóvel e cerca de 7,15% para a Petrobras Bio Combustível S/A (PBIO).
Antes de ser fechada, em 2020, a capacidade de produção anual na fábrica de fertilizantes nitrogenados do Paraná chegou a 700 mil toneladas de ureia e 475 mil toneladas de amônia, que passaram a ser compradas fora. “Prejuízo direto para nossa agricultura, com esse aumento nos custos de produção, e para as famílias dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica que perderam seus empregos e fonte de sustento”, lembra Zeca Dirceu. “Esse tempo de descasos não volta mais”, argumenta.
O parecer do deputado Zeca Dirceu será apreciado em reunião da CMO e, em seguida, submetido à votação no Plenário do Congresso, ou seja, em sessão conjunta das duas Casas Legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. “Fico feliz em ser o relator da matéria, pois significa mais empregos e comida barata na mesa do povo brasileiro”, finaliza.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental
A área é ocupada pela Vila Cultural Cobra Coral, que afirma que já ocupava o local antes da criação do Parque Ecológico da Asa Sul A atuação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) garantiu a suspensão das operações de remoção de edificações na área do Parque Ecológico da Asa Sul. A decisão foi proferida pelo Tribunal…
Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”
O vice-presidente também afastou a possibilidade de substituir Múcio no Ministério da Defesa O vice-presidente, Geraldo Alckmin afirmou, nesta quinta-feira (9/1) que não deve ocorrer uma reforma ministerial no governo, somente algumas “mudanças pontuais”. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira modificação do ano, ao mudar a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência…
Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad
Ministro da Fazenda não exemplificou quais seriam as medidas que devem ser vetadas pelo presidente, que deve decidir sobre o assunto somente na próxima segunda-feira (13/1) O Projeto de Lei Complementar (PLP) que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) deve ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a próxima…