
Da Redação
Nesta terça-feira, 03/12, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decretou lei marcial, restringindo direitos civis no país.
Ao anunciar a lei marcial, disse que a medida era necessária para proteger o país de “forças comunistas”. Argumentou que queria “limpar” o país de aliados da Coreia do Norte.
“Para proteger a Coreia do Sul liberal das ameaças impostas pelas forças comunistas da Coreia do Norte e para eliminar elementos antiestatais… Declaro a lei marcial de emergência”, disse o presidente Yoon Suk Yeol, sem especificar que ameaças seriam essas.
O anúncio pegou os sul-coreanos de surpresa e foi alvo de protestos.
Woo Won-shik, presidente da Assembleia Nacional, convocou todos os deputados para uma sessão de urgência no Parlamento para debater o anúncio do presidente.
Poucas horas depois, a Assembleia Nacional aprovou resolução exigindo a revogação da lei marcial.
Dos 300 deputados que a integram, 190 votaram a favor da suspensão da medida.
Yoon Suk Yeol, cedendo às pressões, suspendeu a lei marcial cerca de seis horas após tê-la decretado.
No vídeo acima, Ricardo Mello explica o que é a lei marcial, que hoje esteve na capa dos veículos da mídia.
Também o que aconteceu, motivos e possíveis consequências para o presidente Yoon Suk Yeol, após a sua tentativa de golpe de Estado fracassar.
Com informações do VioMundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…