Da Redação
Nesta terça-feira, 03/12, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decretou lei marcial, restringindo direitos civis no país.
Ao anunciar a lei marcial, disse que a medida era necessária para proteger o país de “forças comunistas”. Argumentou que queria “limpar” o país de aliados da Coreia do Norte.
“Para proteger a Coreia do Sul liberal das ameaças impostas pelas forças comunistas da Coreia do Norte e para eliminar elementos antiestatais… Declaro a lei marcial de emergência”, disse o presidente Yoon Suk Yeol, sem especificar que ameaças seriam essas.
O anúncio pegou os sul-coreanos de surpresa e foi alvo de protestos.
Woo Won-shik, presidente da Assembleia Nacional, convocou todos os deputados para uma sessão de urgência no Parlamento para debater o anúncio do presidente.
Poucas horas depois, a Assembleia Nacional aprovou resolução exigindo a revogação da lei marcial.
Dos 300 deputados que a integram, 190 votaram a favor da suspensão da medida.
Yoon Suk Yeol, cedendo às pressões, suspendeu a lei marcial cerca de seis horas após tê-la decretado.
No vídeo acima, Ricardo Mello explica o que é a lei marcial, que hoje esteve na capa dos veículos da mídia.
Também o que aconteceu, motivos e possíveis consequências para o presidente Yoon Suk Yeol, após a sua tentativa de golpe de Estado fracassar.
Com informações do VioMundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Câmara Legislativa aprova 22 projetos de autoria de deputados distritais
O plenário da Câmara Legislativa aprovou, na noite desta quarta-feira (4), 22 projetos de autoria de deputados distritais. Tratando de temas diversos, os projetos foram aprovados em primeiro e segundo turnos, com exceção do PL 2.474/22, que só foi votado em primeiro turno. Todos os projetos aprovados em segundo turno seguirão para sanção ou veto…
Deputados reclamam de violência policial no DF
A violência policial levou distritais à tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (4). Em repercussão a casos recentes ocorridos no estado de São Paulo, parlamentares sinalizaram que episódios de truculência dos agentes também marcam o mapa do Distrito Federal. “Esta semana, a Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público notificou 236 casas de…
Aliados avaliam que Bolsonaro repete com ‘kids pretos’ presos por trama golpista mesmo erro cometido com Mauro Cid
Para aliados, a estratégia do ex-mandatário de jogar para cima dos militares a culpa sobre o plano golpista poderá resultar em novas delações premiadas Aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão alarmados com os rumos da investigação que envolve militares conhecidos como “kids pretos” – integrantes das forças especiais do Exército -, temendo que o ex-mandatário…