youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Foto: Página 12, via Fórum 21

O Globo saúda a destruição da Argentina por Milei

Não aprendem nem com a fábula do cavalo do inglês, que conseguiu passar dias sem comer – economizando na ração – até morrer de fome

O preço do subdesenvolvimento é a eterna ignorância. Só a ignorância extrema para explicar os elogios do editorial de O Globo ao desmonte da Argentina, perpetrado por Javier Milei. O título é fantástico: “Milei dá lição de disciplina fiscal para o continente”.

Não conseguem aprender nem com a fábula do cavalo do inglês, que conseguiu passar dias sem comer – economizando na ração – até morrer de fome.

É inacreditável a maneira como se beatificou o ajuste final, como um fim em si próprio.

Falam tanto em gastança, em irresponsabilidade fiscal, que passaram a acreditar no que diziam, transformando o ajuste fiscal em vaca sagrada, sobrepondo-se a todos os fatores de desenvolvimento ou de responsabilidade da instituição Estado.

Milei conseguiu equilibrar as finanças, conteve a inflação e atraiu as atenções do mercado. Mas é óbvio.

Tenho uma empresa que valia 100. Corto demanda, investimentos, o valor cai para 50. Aí o investidor compra por 50, esperando que, em algum tempo, ela possa valer 60. Ganhou! E o país perdeu, porque o valor da empresa caiu 40% em relação ao período anterior.

Nesse período de Milei, o setor automotivo argentino despencou 40,2% nas vendas anuais; a produção de metais básicos com 24,7%, com queda de 35% na produção de aço; só as exportações de calçados brasileiros despencaram 40,6% em volumes, refletindo a destruição do mercado argentino.

A previsão é de uma queda do PIB de 3,8% em 2024.

A taxa de pobreza saltou de 49,5% em dezembro de 2023 para 57,4% em janeiro de 2024, o maior nível dos últimos 20 anos. 27 milhões de argentinos vivem abaixo da linha de pobreza.

A indigência – aqueles que não conseguem sequer acessar alimentos essenciais – atinge 15% da população em janeiro de 2024, aproximadamente 7 milhões de pessoas.

Cortaram programas de alimentos para população de baixa renda, programas de cooperativas de trabalhadores.

Reduziram financiamento de entidades culturais, como o Instituto Nacional do Cinema e a Biblioteca Nacional.

Foi desativada a unidade de investigação e desaparecimento de crianças da época da ditadura.

Liberaram-se os preços dos planos de saúde e reduziram os recursos para hospitais públicos.

Mas, segundo o gênio que escreveu os editoriais de O Globo, tudo isso foi uma lição de responsabilidade fiscal.

Não se fica nisso. A reforma monetária, aos trancos e barrancos, apreciou a moeda argentina. Hoje em dia, é mais barato turistas argentinos no Brasil do que brasileiros na Argentina.

Esse encarecimento da produção torna mais escassa a atração de dólares, obrigando a Argentina a vender na bacia das almas suas reservas de lítio no Salar del Hombre Muerto e o Salar de Olaroz.

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Câmara Legislativa aprova 22 projetos de autoria de deputados distritais

    Câmara Legislativa aprova 22 projetos de autoria de deputados distritais

    O plenário da Câmara Legislativa aprovou, na noite desta quarta-feira (4), 22 projetos de autoria de deputados distritais. Tratando de temas diversos, os projetos foram aprovados em primeiro e segundo turnos, com exceção do PL 2.474/22, que só foi votado em primeiro turno. Todos os projetos aprovados em segundo turno seguirão para sanção ou veto…


  • Deputados reclamam de violência policial no DF

    Deputados reclamam de violência policial no DF

    A violência policial levou distritais à tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (4). Em repercussão a casos recentes ocorridos no estado de São Paulo, parlamentares sinalizaram que episódios de truculência dos agentes também marcam o mapa do Distrito Federal.  “Esta semana, a Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público notificou 236 casas de…


  • Aliados avaliam que Bolsonaro repete com ‘kids pretos’ presos por trama golpista mesmo erro cometido com Mauro Cid

    Aliados avaliam que Bolsonaro repete com ‘kids pretos’ presos por trama golpista mesmo erro cometido com Mauro Cid

    Para aliados, a estratégia do ex-mandatário de jogar para cima dos militares a culpa sobre o plano golpista poderá resultar em novas delações premiadas Aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão alarmados com os rumos da investigação que envolve militares conhecidos como “kids pretos” – integrantes das forças especiais do Exército -, temendo que o ex-mandatário…


Os comentários estão desativados.