Ministro destaca potencial do Brasil na transição energética e critica retrocessos ambientais do governo Bolsonaro
No segundo Fórum Brasil, promovido pelo Lide e pela TV 247, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que a transição climática é o grande desafio do século 21 e destacou o papel estratégico do Brasil na agenda ambiental global. Para ele, o país possui ativos significativos em energia limpa e preservação ambiental, que devem ser explorados para equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
“Não há antinomia entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente. O Brasil tem muito a apresentar ao mundo no tocante à transição energética. Nossa matriz energética é predominantemente hidráulica e limpa, e ainda temos enorme potencial na energia solar e eólica”, destacou o ministro.
Gilmar Mendes também ressaltou a importância histórica de Juscelino Kubitschek no desenvolvimento do agronegócio, setor que hoje responde por 1/3 do PIB brasileiro. “O Brasil ainda não percebeu a grandiosidade do estadista que foi JK. Ele lançou as bases que permitem ao agro ser hoje uma das forças mais dinâmicas da nossa economia”, afirmou.
Por outro lado, o ministro criticou os retrocessos ambientais do governo de Jair Bolsonaro, que, segundo ele, obrigaram o STF a intervir para fortalecer iniciativas como os fundos do clima e da Amazônia. “No governo anterior, houve retrocesso na área ambiental, e o Supremo teve que atuar para assegurar a continuidade de políticas fundamentais para a preservação e o combate às mudanças climáticas”, disse.
Gilmar concluiu destacando a importância de trazer o debate ambiental para Brasília, reforçando a necessidade de o Brasil liderar a agenda climática global. “A transição energética e climática é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, mostrando ao mundo que o Brasil é um exemplo de equilíbrio entre progresso e preservação ambiental”, finalizou.
A fala do ministro reafirma o papel do Brasil como protagonista na busca por soluções sustentáveis e na construção de um futuro mais verde.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Câmara Legislativa aprova 22 projetos de autoria de deputados distritais
O plenário da Câmara Legislativa aprovou, na noite desta quarta-feira (4), 22 projetos de autoria de deputados distritais. Tratando de temas diversos, os projetos foram aprovados em primeiro e segundo turnos, com exceção do PL 2.474/22, que só foi votado em primeiro turno. Todos os projetos aprovados em segundo turno seguirão para sanção ou veto…
Deputados reclamam de violência policial no DF
A violência policial levou distritais à tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (4). Em repercussão a casos recentes ocorridos no estado de São Paulo, parlamentares sinalizaram que episódios de truculência dos agentes também marcam o mapa do Distrito Federal. “Esta semana, a Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público notificou 236 casas de…
Aliados avaliam que Bolsonaro repete com ‘kids pretos’ presos por trama golpista mesmo erro cometido com Mauro Cid
Para aliados, a estratégia do ex-mandatário de jogar para cima dos militares a culpa sobre o plano golpista poderá resultar em novas delações premiadas Aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão alarmados com os rumos da investigação que envolve militares conhecidos como “kids pretos” – integrantes das forças especiais do Exército -, temendo que o ex-mandatário…