youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Estamos reconstruindo um Brasil melhor, mais justo e mais forte, com emprego, renda e comida na mesa de todos e todas”, afirmou o líder da Bancada, deputado Odair Cunha (MG)

Parlamentares da Bancada do PT comemoraram o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2024

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados comemoraram o crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2024, em relação aos três meses anteriores. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3/12), destacam avanços na Indústria (0,6%) e no setor de Serviços (0,9%).

Pelo lado da demanda, todos os componentes registraram crescimento. O consumo das famílias aumentou 1,5%, o consumo do governo subiu 0,8% e os investimentos apresentaram um avanço expressivo de 2,1% no trimestre.

Na comparação com o mesmo período de 2023, o PIB cresceu 4,0%. O Valor Adicionado a preços básicos subiu 3,7%, enquanto os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios cresceram 6,4%.

“O crescimento do PIB, bem como de alguns setores como de serviços e indústria, é mais um indicativo de que as políticas públicas do governo do presidente Lula têm surtido efeito. Estamos reconstruindo um Brasil melhor, mais justo e mais forte, com emprego, renda e comida na mesa de todos e todas”, afirmou o líder da Bancada, deputado Odair Cunha (MG).

Pibão

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), reforçou o otimismo. “Aos agourentos: vem aí o “Pibão 2024”. O Brasil cresceu 0,9% no trimestre e avançou 4% em um ano. Somos um dos 8 países que mais cresce no mundo. Esse é o governo Lula mostrando que tem compromisso com o povo brasileiro”.

Políticas Econômicas

Para o deputado Airton Faleiro (PT-PA) os dados reafirmam o acerto das políticas econômicas conduzidas pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Sob uma liderança responsável e comprometida com a justiça social, o governo tem demonstrado que é possível aliar recuperação econômica com investimentos que beneficiam diretamente o povo, fortalecendo o consumo das famílias e estimulando os setores produtivos”, disse. Além disso, para o parlamentar o desempenho renova a confiança na capacidade do Brasil de sustentar uma trajetória de crescimento sólido e inclusivo para 2024.

Faleiro lamentou que setores do mercado e da mídia continuem atacando as medidas fiscais já executadas e aquelas que estão sendo propostas e enviadas ao Congresso Nacional. “Essas iniciativas são e continuarão sendo pilares fundamentais para a recuperação econômica do País. Mais uma vez, os números desmentem os discursos alarmistas, provando que o caminho traçado pelo governo é não apenas viável, mas essencial para consolidar um crescimento que coloca as pessoas no centro do projeto de desenvolvimento nacional”, destacou.

A deputada Camila Jara (PT-MS) afirma que o resultado muito positivo reflete o compromisso do governo com o Brasil e com o bem-estar da população. O crescimento constante nos últimos trimestres, alcançando o 13º resultado positivo seguido, “é uma conquista que nos enche de esperança”. Para a deputada, ao comparar os índices com 2023, percebe-se avanços em áreas importantes como serviços, indústria, consumo das famílias, investimentos, exportações e importações. “Destaco, em particular, o aumento de 5,5% no consumo das famílias, que demonstra que estamos no caminho certo, refletindo a melhoria das condições de vida. Vamos seguir com o mesmo compromisso e dedicação, trabalhando para garantir um crescimento sustentável, combater as desigualdades e melhorar a vida de todos os brasileiros”, comemora Camila Jara.

A deputada Denise Pessôa (PT-RS) destacou que os resultados demonstram que o Brasil produz mais, gerando empregos e renda para a população. “Temos políticas que aliam responsabilidade fiscal e justiça social para fortalecer nossa economia e consolidar essas conquistas. É o Brasil avançando com desenvolvimento e compromisso com o futuro, promovido pelo presidente Lula”.

Leia mais declarações dos parlamentares:

Deputado Josias Gomes (PT-BA) – “O crescimento do PIB em 0,9% no terceiro trimestre mostra que o governo Lula colocou a economia no rumo certo. Este crescimento vem acompanhado de mais geração de empregos formais e aumento da renda dos trabalhadores, ou seja, o Brasil cresce e melhora a vida do povo”.

Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “O PIB cresceu quase 1% no terceiro trimestre. O acumulado dos últimos 12 meses é de 4%. O efeito Lula não para”.

Deputado Zé Neto (PT-BA) – “O crescimento de 0,9% do PIB demonstra que o Brasil está no caminho certo na economia. Ainda este ano, precisamos avançar na aprovação da reforma tributária para fechar o ano com chave de ouro. Essa reforma marcará o início de uma nova fase do desenvolvimento do país, já em andamento, trazendo benefícios extraordinários não apenas para o governo Lula, mas para o Estado brasileiro. Este é um momento de consolidação e definição de estratégias alinhadas ao novo cenário global, com foco na modernidade, inovação e no compromisso com a sustentabilidade ambiental”.

Deputado Luiz Couto (PT-PE) – “As políticas assertivas do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad refletem no crescimento do PIB do Brasil no 3° trimestre, com o crescimento de 0,9% e avanço de 4% em um ano. É mais emprego e renda para brasileiros e brasileiras”.

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Governo da sorte. O PIB brasileiro cresceu acima das previsões novamente”.

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “A vida real é bem diferente do que apontam os pessimistas e disseminadores de fake news. O Brasil não para de crescer: aumento de 0,9% no PIB do 3º trimestre e 4% em 12 meses. Economia pulsando, dinheiro circulando com a menor taxa de desemprego da história”.

Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Previram 1,5% de crescimento do PIB e nos últimos 12 meses já acumulamos 4%. Privatiza o mercado que melhora! Isso é o que acontece com um País onde o presidente trabalha e o ministro da Fazenda é competente e pensa no País. Parabéns, Lula e Fernando Haddad”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “O PIB do Brasil cresce 1% no terceiro semestre e chega a 4% em um ano. O tal mais uma vez falhando nas previsões da economia no governo Lula. Vale lembrar que Bolsonaro terminou o segundo ano do seu governo com PIB em – 4%”.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “PIB do Brasil cresce acima do previsto no 3º trimestre e projeção SOBE para 3,2% ainda esse ano”.

Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Nossa economia cresceu 0,9% no 3º trimestre de 2024. Esse crescimento se iguala ao da China e só fica atrás de Indonésia e México entre os países do G20. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB brasileiro cresceu 4%. É o Brasil no rumo certo”.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental

    Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental

    A área é ocupada pela Vila Cultural Cobra Coral, que afirma que já ocupava o local antes da criação do Parque Ecológico da Asa Sul A atuação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) garantiu a suspensão das operações de remoção de edificações na área do Parque Ecológico da Asa Sul. A decisão foi proferida pelo Tribunal…


  • Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”

    Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”

    O vice-presidente também afastou a possibilidade de substituir Múcio no Ministério da Defesa O vice-presidente, Geraldo Alckmin afirmou, nesta quinta-feira (9/1) que não deve ocorrer uma reforma ministerial no governo, somente algumas “mudanças pontuais”. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira modificação do ano, ao mudar a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência…


  • Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad

    Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad

    Ministro da Fazenda não exemplificou quais seriam as medidas que devem ser vetadas pelo presidente, que deve decidir sobre o assunto somente na próxima segunda-feira (13/1) O Projeto de Lei Complementar (PLP) que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) deve ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a próxima…


Os comentários estão desativados.