Caixa contendo o medicamento “Ozempic”, da Novo Nordisk – Foto: Reprodução

Um novo golpe envolvendo a venda de Ozempic falsificado, que afeta pacientes e farmácias em várias regiões do Brasil, está sendo investigado pela Polícia. Segundo as autoridades, os criminosos trocam a medicação original por uma versão falsificada, muitas vezes contendo insulina em vez de semaglutida. Essa troca pode causar reações graves em pessoas que utilizam o medicamento para controle de diabetes tipo 2 ou para emagrecimento, como episódios de glicemia baixa e desorientação. Com informações do Fantástico, da Globo.

Relatos de pacientes afetados ilustram a gravidade do golpe. Uma das vítimas, que estava em uso contínuo de Ozempic, precisou de atendimento médico emergencial após a aplicação do medicamento falsificado. “Eu apliquei e, 15 minutos depois, comecei a me sentir mal”, afirmou uma paciente que chegou ao hospital com nível de glicose muito abaixo do normal. Casos semelhantes também foram relatados por outros pacientes que experimentaram sintomas como tontura, desmaio e calafrios após o uso das canetas adulteradas.

Diante dos acontecimentos, a farmacêutica Novo Nordisk e a Anvisa lançaram uma campanha para orientar farmácias e consumidores sobre como identificar as canetas originais de Ozempic e as falsificadas. A campanha inclui cartazes e material informativo para ajudar na identificação visual do produto genuíno. A Polícia Civil continua as investigações e reforça que está ouvindo testemunhas e vítimas para identificar os envolvidos na fraude.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.