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Presidente visitou, ontem (3), a Sala de Situação do Exame Nacional do Ensino Médio, em Brasília, e verificou dados que apontam o programa Pé-de-Meia como causa do aumento expressivo da participação de alunos que estão concluindo essa fase dos estudos

Lula durante visita à Sala de Situação do Enem, em Brasília

O presidente Lula visitou, ontem (3), em Brasília, a Sala de Situação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – as provas começam hoje em 1.753 municípios. Na ocasião, foi destacado que os 4,4 milhões de inscritos representam um aumento de 27% na comparação com 2022. Além disso, o programa Pé-de-Meia foi apontado como principal causa do crescimento expressivo da participação de estudantes do terceiro e último ano do ensino médio em todas as regiões do país. Em São Paulo, por exemplo, esse grupo representou 44% dos inscritos em 2023, e saltou para 80% este ano.

A visita aconteceu na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outros ministros do governo. Ao comentar os avanços registrados pelo Enem desde sua posse, Lula reafirmou a importância da educação para a independência de homens e mulheres.

“Se tem uma coisa que todo pai, que toda mãe deseja, é que seu filho e que a sua filha estejam formados, porque a educação é um símbolo de independência do homem e da mulher”, enfatizou.

“Do homem, porque ele vai ter uma profissão, vai poder ganhar mais, vai poder cuidar da sua família, vai poder viver mais dignamente. E da mulher, porque a profissão significa independência, a mulher não precisa se sujeitar a ninguém, ao mando de ninguém, na hora que ela tem uma profissão, ela vai ter um mercado de trabalho que ela vai escolher, ela vai poder morar com quem ela quiser, ela não é obrigada a aguentar desaforo de ninguém”, afirmou o presidente, acrescentando que o estudo “é sagrado”.

Educação para desenvolver o país

Ao parabenizar e desejar boa sorte aos participantes do Enem, Lula ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do país.

“Bom humor, muita fé em Deus, muito bom humor e muita crença de que vocês vão conseguir passar nesse Enem, porque, para nós, quanto mais jovens, quanto mais pessoas forem aprovadas, melhor. Porque a gente tem consciência de que o Brasil só será um país competitivo com o mundo mais desenvolvido, só será um país rico na hora que a gente estiver exportando sabedoria, na hora que a gente estiver exportando inteligência. Isso é efetivamente o aprimoramento de vocês no estudo, na universidade. Por isso o Enem é sagrado”, enfatizou.

O presidente acrescentou que o fortalecimento do Enem desde o ano passado “é uma coisa muito extraordinária, que significa que nós estamos no caminho certo, que nós vamos fazer esse país dar certo, e ele vai dar muito mais certo a hora que vocês passarem no Enem e tiverem entrado na universidade. Que Deus abençoe todos vocês, que Deus todos abençoe todas as crianças do Brasil”.

Acompanharam o presidente, além de Camilo Santana, a primeira-dama Janja Lula da Silva, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Nísia Trindade (Saúde) e o presidente do Inep, Manuel Palácios.

Mulheres são 60% das inscrições

Camilo Santana apresentou números importantes do Enem deste ano, como a participação das mulheres, que representam 60% dos inscritos. Disse ainda que o exame é realizado em 140 mil salas de aula, com cerca de 140 mil coordenadores. Além disso, mais de 300 agentes estão envolvidos, entre policiais federais e militares e funcionários dos Correios.

O ministro também destacou o aumento das inscrições de concorrentes que estão no último ano do ensino médio. Segundo ele, esse avanço foi impusionado pelo programa Pé-de-Meia, que concede uma poupança de até R$ 9,2 mil por estudante do ensino médio da rede pública com o objetivo de reduzir a evasão escolar.

“Então, é o efeito da articulação que fizemos com os estados, mas não tenho dúvida que o efeito [se dá] por conta do Pé-de-Meia. Houve um aumento significativo dos alunos inscritos este ano”, ressaltou Santana.

Como exemplos, ele citou vários estados, como a Bahia, onde os concorrentes que estão no terceiro e último ano do ensino médio passaram de 52,8%, em 2023, para 100% este ano. Também o Piauí (60,2% para 100%), Alagoas (54% para 100%), Pernambuco (59% para 100%), Ceará (90% para 100%). Segundo o ministro, quase todo o nordeste foi 100%, com exceção do Maranhão, que chegou a 83,42% este ano.

Outros estados citados foram Minas Gerais (53% para 84%), Rio de Janeiro (52% para 84,34%), Paraná (59% para 90%), Santa Catarina (53% para 73,48%), Mato Grosso do Sul (56% para 84%), Distrito Federal ( 68% para 100%), Acre (53% para 100%), Amazonas (59% para 100%), Roraima (37% para 84%).

O ministro também chamou a atenção para o Rio Grande do Sul, onde, mesmo com as dificuldades trazidas pelas últimas enchentes, houve um aumento, na mesma comparação entre os dois anos, de 51% para 90% nas inscrições de estudantes do último ano do ensino médio.

Santana lembrou que, se o aluno do ensino médio da rede pública fizer as duas provas do Enem, a de hoje e a do próximo domingo (10), ele vai receber uma parcela extra do Pé-de-Meia.

Monitoramento

A Sala de Situação e Monitoramento do Enem 2024 dispõe de equipes de campo que captam ocorrências, com o apoio de agentes colaboradores da Rede Nacional de Certificadores (RNC), que ficam presentes nos locais de prova. Eles, por meio de sistema específico para atuação da rede, registram qualquer ocorrência ou procedimento que seja feito fora do protocolo padrão: qualquer fato que possa intervir na execução do exame, como falta de energia, água ou indisponibilidade de um colaborador da equipe.

Após uma ocorrência ser cadastrada, ela é direcionada para uma central de triagem, que faz parte da Equipe de Tratamento de Incidentes e Respostas (Etir) e classifica a demanda por assunto e a qualifica pelo grau de potencialidade de dano. Se classificada como um potencial risco de dano, ela é remetida para o Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), onde estão reunidos representantes do Inep e parceiros institucionais que atuam na resolução de problemas.

Com informações do PT Org

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