youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Pablo Marçal, candidato em São Paulo pelo PRTB, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu grupo político estão otimistas sobre a possibilidade de Pablo Marçal (PRTB) avançar para o segundo turno das eleições municipais em São Paulo. A avaliação é de que o ex-coach, novato na política, conseguiu consolidar uma “onda” entre eleitores da direita em um momento crucial da campanha. A dúvida no grupo bolsonarista é quem Marçal enfrentará no segundo turno: o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), ou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Influenciador e empresário, apoiado pela ala mais conservadora, ele conseguiu se destacar ao posicionar-se como uma “novidade” no cenário político, longe das tradicionais estruturas do Executivo e Legislativo.

Essa imagem, aliada a um discurso de ruptura com o sistema, cativou parte significativa do eleitorado da direita. “Marçal soube usar bem sua inexperiência política para se vender como alguém fora do sistema”, afirmou um analista ligado ao grupo de Bolsonaro.

Embora Nunes conte com o apoio oficial de Bolsonaro e do Partido Liberal, o prefeito enfrenta resistência dentro do próprio eleitorado conservador. Parte desse grupo enxerga o ex-coach como um representante mais autêntico das bandeiras da direita.

Para tentar conter uma migração de eleitores para o candidato do PRTB, Bolsonaro tem reforçado que o vice de Nunes, coronel Mello Araújo (PL), é uma pessoa de extrema confiança do ex-presidente e que teria um papel decisivo em um possível novo governo do emedebista.

Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) lideram as pesquisas em São Paulo. Foto: reprodução

Apesar dessa tentativa de manter apoio pela reeleição, nos bastidores, o núcleo de Bolsonaro demonstra ceticismo quanto ao perfil de Marçal como um verdadeiro opositor do sistema. Há quem acredite que, caso eleito, o empresário poderia ceder a acordos políticos com figuras tradicionalmente rejeitadas pelos bolsonaristas.

“Marçal pode se moldar às conveniências do poder, o que é um risco para o eleitorado mais radical”, comentou um integrante do grupo ao Metrópoles.

Se o segundo turno for entre Nunes e Marçal, Bolsonaro continuará fazendo campanha para o atual prefeito, reforçando seu apoio à chapa. Mas, se a disputa for contra Boulos, o ex-presidente deverá apoiar publicamente o ex-coach, com o objetivo de evitar a ascensão de um candidato identificado com a esquerda e os movimentos sociais, considerando que o pesolista ficou conhecido como líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Os dados mais recentes reforçam essa tensão no cenário eleitoral. Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (3), Guilherme Boulos aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Marçal e Nunes, ambos com 26%, configurando um empate técnico entre os três. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também revelou uma queda de três pontos percentuais para Nunes em comparação com a semana anterior, enquanto Marçal cresceu três pontos. Esse movimento sugere uma tendência de alta para o empresário nas semanas finais da campanha, o que está deixando o grupo de Bolsonaro ainda mais confiante em sua ida para o segundo turno.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Israel, Irã, Rússia, Ucrânia: quem tem o exército mais forte? Veja lista

    Israel, Irã, Rússia, Ucrânia: quem tem o exército mais forte? Veja lista

    Em meio às guerras no Oriente Médio e entre a Rússia e a Ucrânia, o Global Fire Power, portal especializado em defesa, divulgou um ranking dos exércitos mais poderosos do mundo. A lista inclui 30 países e a posição é baseada em 60 fatores, que incluem a quantidade de unidades militares, a geografia e as…


  • Bolsonaro já conta com Marçal no 2° turno em São Paulo

    Bolsonaro já conta com Marçal no 2° turno em São Paulo

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu grupo político estão otimistas sobre a possibilidade de Pablo Marçal (PRTB) avançar para o segundo turno das eleições municipais em São Paulo. A avaliação é de que o ex-coach, novato na política, conseguiu consolidar uma “onda” entre eleitores da direita em um momento crucial da campanha. A dúvida…


  • Governo Lula cria imposto para empresas multinacionais após acordo de 140 países

    Governo Lula cria imposto para empresas multinacionais após acordo de 140 países

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma Medida Provisória (MP) que institui o imposto mínimo global no Brasil, com o objetivo de garantir uma tributação mínima de 15% sobre os lucros de empresas multinacionais. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (3), faz parte da…


Os comentários estão desativados.