A consultoria internacional Eurasia aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é favorito para vencer a corrida pelo Planalto. Após os resultados do 1° turno, o Eurasia Group reduziu as apostas na vitória do petista de 70% para 65%.
Segundo a avaliação da consultoria, a distância entre o ex-presidente e Jair Bolsonaro (PL) foi menor que o esperado. Lula continua como favorito na avaliação da Eurasia, porque, embora as pesquisas subestimassem o apoio a Bolsonaro, elas não estavam tão erradas quanto à parcela de votos do candidato da esquerda. Com informações do Valor Econômico.
Lula teve 48,4% dos votos e Bolsonaro, 43,2%, uma distância de cinco pontos em comparação à média dos levantamentos de intenção de votos, que mostravam o petista com média de 8 a 10 pontos à frente. Apesar disso, a consultoria reafirma Lula como favorito numa corrida eleitoral mais ‘apertada’ no segundo turno.
“[Lula é favorito] Não apenas porque ele superou Bolsonaro em cinco pontos e estava perto da maioria absoluta, mas porque sua liderança no segundo turno provavelmente crescerá em 1 a 2 pontos, dada a divisão dos candidatos restantes”, diz a análise assinada por Christopher Garman, diretor para as Américas do Eurasia Group, e outros executivos da empresa.
Publicado por Victor Dias
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta