IAEmp avançou 1,5 ponto em agosto, para 83,1 pontos, chegando ao terceiro mês seguido de alta. Cenário macroeconômico favorável explica desempenho
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,5 ponto em agosto, para 83,1 pontos, chegando ao terceiro mês seguido de alta, informou a Fundação Getulio Vargas nesta quarta-feira (4). Com isso, o índice atingiu maior nível desde setembro de 2022, quando chegou a 83,8 pontos. Na média móvel trimestral, o IAEmp avançou 1,4 ponto.
Segundo Rodolpho Tobler, economista do FGV/Ibre, a alta do índice antecedente de agosto mantém o indicador em trajetória favorável, com recuperação consistente nos últimos 10 meses, registrando apenas uma queda nesse período e acumulando alta de mais de oito pontos.
Mas ele pondera que, apesar da melhora em sequência, a velocidade tem se mostrado um pouco mais lenta, sugerindo que a geração de vagas deve seguir em ritmo mais brando. “O cenário macroeconômico mais favorável e a melhora da atividade econômica mais disseminada entre as atividades nesse ano, ajudam a explicar esse momento mais favorável do indicador”, avaliou em nota.
A alta do IAEmp em agosto resultou da contribuição positiva de 5 dos 7 componentes do indicador. Entre os destaques estão o indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que contribuiu com 0,6 ponto, o indicador de Emprego Local Futuro do Consumidor, com 0,4 ponto, e os indicadores de Emprego Previsto e Tendência dos Negócios da Indústria, com 0,3 ponto cada.
Por outro lado, a única contribuição negativa foi do indicador de Tendência dos Negócios, com -0,2 ponto.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar diz que 8/1 foi motivado por “discurso de ódio” e “fanatismo”
Sem citar nomes, o ministro do STF afirmou que o governo anterior “radicalizou o debate mediante a criminalização da oposição” Gilmar Mendes: “Os fatos que ali se sucederam refletiam a reverberação de uma ideologia rasteira, que inspirou a tentativa de golpe de Estado” – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal…
“Uma declaração de guerra à democracia”, diz Gleisi sobre Meta encerrar checagem de fatos
Presidenta do PT classificou como “gravíssima” a notícia de que a Meta (empresa controladora das redes sociais Facebook e Instagram) decidiu encerrar a checagem de fatos e substituí-la pelo modelo de notas da comunidade Gleisi: “Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais” A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi…
8 de janeiro de 2023: dois anos após atos golpistas, democracia segue fortalecida
Nesta quarta-feira (8), o presidente Lula participa de cerimônias em defesa do Estado Democrático de Direito e em repúdio ao golpismo, incluindo o Abraço da Democracia, na Praça dos Três Poderes Os ataques do 8 de janeiro foram planejados por Bolsonaro e seu grupo golpista para provocar uma intervenção militar no país Há exatos dois…