youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Com essas ferrramentas, TSE permite que eleitor contribua para o bom andamento do processo eleitoral

No período de 10 dias, o aplicativo Pardal encaminhou mais de 14 mil denúncias de irregularidades

Versão digital do tradicional título de eleitor, o e-título oferece mais que a simples informação acerca do local onde votar. Além de orientar sobre a respectiva seção eleitoral por meio de ferramenta de geolocalização, o aplicativo oferece possibilidades como justificar o voto em caso de falta, consultar informações cadastrais, visualização de documento de votação e, inclusive, se inscrever como mesário, entre outras opções.

Estas informações e orientações também podem ser acessadas pela internet (www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral). Se preferir pelo e título, baixe gratuitamente no seu celular. Para isso, é preciso acessar as lojas virtuais Google Play ou Apple Store e inserir dados pessoais, como número do título ou CPF, nome completo, data de nascimento e nomes da mãe e do pai; tudo como consta no cadastro eleitoral.

Atualizado com os dados referentes às eleições deste ano, tanto pela internet como pelo e título, a pessoa que solicitar transferência temporária de seção eleitoral para votar poderá conferir online, por meio do site ou do aplicativo, as informações sobre seu novo local de votação.

A Justiça Eleitoral lançou, também, a campanha “Se apronte para votar”, veiculada nas emissoras de rádio e TV, redes sociais e canal deste órgão no YouTube. Serão oito peças de propaganda sobre instruções para as eleições e a importância de baixar o e título. A campanha também aborda temas como biometria, boca de urna e celular na cabine, entre outros.

Irregularidades em campanhas eleitorais

O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, é outra inovação nas eleições deste ano. Lançado há cerca de 20 dias, é “ferramenta” de denúncias de irregularidades em propagandas eleitorais, nas ruas e na internet, para que sejam encaminhadas online aos TREs locais. O download para baixar o app pode ser feito no Google Play ou na App Store para denunciar e acompanhar o andamento do que denunciou.

No período de 10 dias, segundo dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, o aplicativo Pardal encaminhou mais de 14 mil denúncias de irregularidades, com média de uma denúncia por minuto, seja de campanhas nas ruas, seja pelas redes sociais, sobretudo com a utilização de mecanismos de inteligência artificial, por exemplo.

A maioria das denúncias, até o momento, é sobre campanhas eleitorais de candidatos a vereadores. Municípios do Estado de São Paulo estão à frente, com 2.891 reclamações, seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). O persistente problema sobre desinformação nas campanhas eleitorais também pode ser denunciado pelo SOS Voto, pelo número 149.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • STF declara inconstitucional lei que criou homeschooling no DF

    STF declara inconstitucional lei que criou homeschooling no DF

    Primeira Turma do STF manteve decisão que declarou inconstitucionalidade da lei distrital que criou ensino domiciliar (homeschooling) no DF A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei que instituiu o ensino domiciliar (homeschooling, em inglês) no Distrito Federal. Por unanimidade dos votos, os ministros do colegiado seguiram Flávio Dino na validação…


  • Gonet denuncia Juscelino Filho por desvio de emendas

    Gonet denuncia Juscelino Filho por desvio de emendas

    Ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho é deputado federal licenciado e foi denunciado pela PGR ao STF A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (8/4) o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por suposto desvio de emendas. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se aceita ou não a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet,…


  • Brasil ganha várias posições no ranking global de produção industrial após a posse de Lula

    Brasil ganha várias posições no ranking global de produção industrial após a posse de Lula

    Segundo levantamento, o Brasil conquistou a 25ª posição em ranking mundial da indústria, subindo 20 posições entre 2023 e 2024 247 – Em 2024, a indústria brasileira de transformação registrou um avanço significativo, conquistando a 25ª colocação em um ranking global de desempenho, o melhor resultado desde 2019. O crescimento de 3,2% no ano passado superou a…


Os comentários estão desativados.