
Apesar da desaprovação recorde de 53,6% ao governo do presidente Lula (PT), a pesquisa AtlasIntel divulgada na última terça-feira (1º) apontou avaliações favoráveis para a maioria das medidas adotadas pela gestão petista.
O levantamento mostrou que, entre 20 ações analisadas, 15 foram classificadas como acertos pela maior parte dos entrevistados.
A medida mais bem avaliada foi a “gratuidade para todos os medicamentos e itens do Farmácia Popular”, considerada um acerto por 87% dos respondentes. Apenas 8% apontaram a ação como erro, enquanto 5% disseram não saber.
A nova fase do Farmácia Popular foi um dos destaques do pronunciamento feito por Lula em rede nacional no fim de fevereiro, ao lado do programa Pé-de-meia, voltado ao incentivo à permanência de jovens no ensino médio, que não foi incluído na pesquisa.
Entre as outras ações aprovadas pela maioria estão o programa Desenrola, de renegociação de dívidas, e o Mais Acesso a Especialistas na Saúde, ambos com 77% de avaliação positiva. Também receberam ampla aprovação a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, com 76%, e a liberação para saque de valores retidos no FGTS, que atingiu 71%.
Na outra ponta, a medida considerada mais impopular foi o imposto sobre compras internacionais de até 50 dólares, conhecido como “taxa das blusinhas”, sancionado por Lula em junho do ano passado. Para 66% dos entrevistados, a decisão foi um erro, enquanto apenas 26% a classificaram como acerto.
Outras iniciativas que registraram avaliação mais negativa do que positiva foram a retirada de empresas públicas do programa de privatizações, como os Correios (46% contra 45%), a implementação do novo arcabouço fiscal (43% contra 37%), a tentativa de fiscalização de transações via Pix acima de R$ 5 mil mensais (59% contra 36%) e a exigência de cotas de emprego para detentos em regime semiaberto ou ex-detentos em licitações públicas (50% contra 27%).
A pesquisa da AtlasIntel ouviu 4.659 pessoas entre os dias 20 e 24 de março, com amostragem digital aleatória. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento integra o relatório Latam Pulse, produzido em parceria com a Bloomberg.
Confira:

Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
STF declara inconstitucional lei que criou homeschooling no DF
Primeira Turma do STF manteve decisão que declarou inconstitucionalidade da lei distrital que criou ensino domiciliar (homeschooling) no DF A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei que instituiu o ensino domiciliar (homeschooling, em inglês) no Distrito Federal. Por unanimidade dos votos, os ministros do colegiado seguiram Flávio Dino na validação…
Gonet denuncia Juscelino Filho por desvio de emendas
Ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho é deputado federal licenciado e foi denunciado pela PGR ao STF A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (8/4) o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por suposto desvio de emendas. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se aceita ou não a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet,…
Brasil ganha várias posições no ranking global de produção industrial após a posse de Lula
Segundo levantamento, o Brasil conquistou a 25ª posição em ranking mundial da indústria, subindo 20 posições entre 2023 e 2024 247 – Em 2024, a indústria brasileira de transformação registrou um avanço significativo, conquistando a 25ª colocação em um ranking global de desempenho, o melhor resultado desde 2019. O crescimento de 3,2% no ano passado superou a…