Os assalariados brasileiros expostos a condições de risco no ambiente de trabalho lidam com a possibilidade de se aposentar aos 55 anos de idade. Aprovada pelo governo Lula (PT) em 2024, a implementação do Projeto de Lei 42/2023 depende da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados para ser oficializada.
O projeto tende a dar novas regras à aposentadoria especial, tornando o sistema previdenciário mais justo e acessível para aqueles que enfrentaram perigos à saúde durante sua vida profissional, segundo a revista Isto É.
A aposentadoria especial é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores que atuam em ambientes insalubres ou perigosos, como exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos. O objetivo é garantir mais qualidade de vida e bem-estar para esses profissionais, que muitas vezes têm sua saúde comprometida devido às condições de trabalho.
Quem poderá se aposentar aos 55 anos?
Para ter direito à aposentadoria especial aos 55 anos em 2025, é necessário comprovar pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS em atividades expostas a “agentes nocivos”. Entre as profissões que se enquadram nessa categoria estão:
– Técnicos de enfermagem;
– Motoristas de ônibus;
– Operadores de câmara frigorífica;
– Eletricistas;
– Vigilantes ou seguranças armados;
– Soldadores, entre outros.
Além disso, o trabalhador precisa apresentar documentos que comprovem a exposição a riscos, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
Outras modalidades da aposentadoria especial
Além da aposentadoria aos 55 anos, existem outras modalidades para quem trabalhou em condições de risco:
– 58 anos de idade com 20 anos de contribuição;
– 60 anos de idade com 25 anos de contribuição.
Essas opções permitem que o trabalhador escolha a melhor alternativa de acordo com seu tempo de contribuição e idade.
Como solicitar a aposentadoria especial?
O pedido pode ser feito de forma online pelo portal “MEU INSS”, seguindo os passos abaixo:
1. Acesse o site e selecione a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;
2. Anexe os documentos necessários, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, PPP e LTCAT;
3. Envie a solicitação e acompanhe o andamento pela plataforma.
É fundamental que o trabalhador tenha toda a documentação em mãos para agilizar o processo e evitar transtornos.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Cármen Lúcia diz que TSE já começa a preparar as eleições de 2026
As eleições presidenciais de 2026 serão presididas pelo ministro Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta segunda-feira (3) que a Justiça Eleitoral já começou os preparativos para as eleições presidenciais de 2026. As declarações da ministra foram feitas durante a sessão solene de…
Após retaliações de Trump, China anuncia sanções contra Google e outras empresas americanas
Medidas incluem investigações antimonopólio e tarifas sobre produtos norte-americanos O governo chinês anunciou nesta terça-feira (4) novas medidas direcionadas a empresas norte-americanas, incluindo o Google, a PVH Corp (controladora das marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger) e a gigante da biotecnologia Illumina. A decisão ocorre logo após a implementação de novas tarifas dos EUA sobre…
Lula aprova aposentadoria aos 55 anos; saiba quem pode ser beneficiado
Os assalariados brasileiros expostos a condições de risco no ambiente de trabalho lidam com a possibilidade de se aposentar aos 55 anos de idade. Aprovada pelo governo Lula (PT) em 2024, a implementação do Projeto de Lei 42/2023 depende da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados para…