Na madrugada desta segunda-feira passada(2), na Zona Sul de São Paulo, um policial militar foi flagrado arremessando um homem de uma ponte. O momento foi registrado em vídeo.
Nas imagens, um policial aparece levantando uma moto caída no chão. Outros três agentes se aproximam em seguida. O primeiro policial coloca a moto próxima à ponte, enquanto o quarto agente chega segurando um homem pela camiseta azul, identificado como o motociclista abordado. O policial então o conduz até a beirada da ponte e o lança no rio.
Outro vídeo capturado posteriormente mostra o corpo de um homem vestindo uma camiseta azul flutuando no rio. No entanto, não foi confirmado se o corpo é da mesma pessoa que aparece sendo jogada no vídeo.
De acordo com informações da Polícia Militar, os policiais envolvidos pertencem ao 24º BPM de Diadema, na Grande São Paulo, e teriam perseguido a moto até a Cidade Ademar, na Zona Sul da capital. O agente que realizou o ato integra as Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam).
Cláudio Silva, ouvidor das polícias, declarou à TV Globo que solicitará o afastamento imediato dos envolvidos. “Tanto o policial que cometeu o ato quanto os demais que presenciaram e não intervieram ou não comunicaram as autoridades competentes sobre a situação”, afirmou.
Silva classificou o ocorrido como extremamente grave e sem qualquer justificativa legal. “Há uma crença perigosa dentro da polícia de São Paulo de que os policiais podem cometer atos ilegais impunemente. Precisamos reverter essa perspectiva, ou casos como esse continuarão acontecendo e, possivelmente, piorando.”
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em nota, repudiou a conduta exibida nas imagens e informou que a Polícia Militar já instaurou um inquérito policial militar (IPM) para investigar o caso e responsabilizar os envolvidos. “Todos os policiais que estavam de serviço na área foram identificados e estão sendo ouvidos. A instituição reforça seu compromisso com a legalidade e não tolerará desvios de conduta”, declarou o comunicado.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Deputados criticam proposta de mudança no cálculo do Fundo Constitucional
A possibilidade de mudança de cálculo do reajuste anual do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), ideia defendida pelo governo federal, foi criticada nesta terça-feira (3) por deputados da Câmara Legislativa. Atualmente o FCDF é corrigido anualmente de acordo com a variação da receita corrente líquida da União. A ideia do governo federal é que…
CLDF aprova reestruturação da Caesb
Proposta autoriza criação de até duas subsidiárias e amplia atividades que companhia está autorizada a exercer Um projeto de lei mobilizou o plenário da Câmara Legislativa na sessão ordinária de hoje (3): a reestruturação e ampliação do objeto social da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A matéria atraiu empregados da companhia em…
Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora
O relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado, que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas, menciona quatro clérigos católicos, destacando um histórico de atuação ultraconservadora na Igreja. Com informações do Estadão. Entre os citados estão o indiciado padre José Eduardo de Oliveira e Silva (Osasco) e…