O presidente de extrema-direita da Argentina, Javier Milei, vai tentar reduzir a influência do Brasil sobre o Mercosul e enfraquecer o próprio bloco de países para negociar um acordo comercial com os Estados Unidos, que será comandado novamente por Donald Trump no próximo ano. A ideia do governo argentino é apresentar uma proposta para mudar duas regras do grupo.
Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, Milei vai apresentar uma proposta para permitir que cada um dos países do Mercosul possa negociar um acordo de livre comércio com quem desejar pelo mundo, sem precisar contar com o restante do bloco. A medida será levada à cúpula do grupo, que ocorre em Montevidéu, no Uruguai, neste final de semana.
O Mercosul permite que itens dos Estados Unidos, China ou da Europa que entrem pelos portos de Buenos Aires, Santos ou de outras nações da região possam circular livremente entre países do bloco. Pra que isso funcione, é necessário que todos tenham a mesma tarifa alfandegária.
Para Milei, o atual modelo do Mercosul não atende aos interesses de seu país e a proposta deixa um recado de que seu governo está disposto a deixar o bloco caso não seja estabelecida a flexibilidade. Os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Maurício Macri tentaram apresentar ideias similares ao grupo, mas a pandemia de Covid-19 acabou freando os planos.
Milei quer apresentar a proposta para que possa negociar um acordo comercial com os Estados Unidos sem a participação do Brasil. Ele chegou a falar sobre o tema com a equipe do presidente eleito do país durante viagem recente à Flórida.
Apesar da aproximação entre Milei e Trump, a iniciativa deve ser frustrada, já que o americano sinalizou que vai promover um aumento generalizado de tarifas. O plano de Milei, se aprovado, deve minar a influência do Brasil como ator central na região.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Deputados criticam proposta de mudança no cálculo do Fundo Constitucional
A possibilidade de mudança de cálculo do reajuste anual do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), ideia defendida pelo governo federal, foi criticada nesta terça-feira (3) por deputados da Câmara Legislativa. Atualmente o FCDF é corrigido anualmente de acordo com a variação da receita corrente líquida da União. A ideia do governo federal é que…
CLDF aprova reestruturação da Caesb
Proposta autoriza criação de até duas subsidiárias e amplia atividades que companhia está autorizada a exercer Um projeto de lei mobilizou o plenário da Câmara Legislativa na sessão ordinária de hoje (3): a reestruturação e ampliação do objeto social da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A matéria atraiu empregados da companhia em…
Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora
O relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado, que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas, menciona quatro clérigos católicos, destacando um histórico de atuação ultraconservadora na Igreja. Com informações do Estadão. Entre os citados estão o indiciado padre José Eduardo de Oliveira e Silva (Osasco) e…