youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital

A iniciativa foi do deputado Hermeto

Na manhã de ontem(2/12), a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou os 50 anos do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte. A iniciativa do deputado Hermeto (MDB) prestigiou a trajetória da instituição, homenageando professores, servidores, estudantes e familiares de alunos. Durante o evento, o parlamentar e a secretária de Educação (SES-DF), Hélvia Paranaguá, se comprometeram a investir R$ 100 mil na unidade escolar para construção de um espaço maker — laboratório de aprendizagem dinâmico.

Segundo Viviane Lima, diretora da instituição, o novo laboratório é um dos objetivos do projeto #102Inova, que busca implementar novas metodologias de ensino e tecnologias educacionais para promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Dentre as metas já alcançadas do programa, estão laboratórios de informática e de ciências.

“Em janeiro, vamos construir um espaço maker. O futuro do mundo está em constante transformação e a educação precisa acompanhar essas mudanças para continuar a cumprir o seu papel na sociedade”, enfatizou Viviane Lima. “A data de hoje representa mais do que o simples passar do tempo, simboliza o legado, os desafios superados e as conquistas que construímos juntos ao longo de cinco décadas de trabalho, empenho e amor pela educação”.

Na solenidade, Hermeto enalteceu a unidade escolar pelo compromisso com uma educação de qualidade, projetos inovadores e um corpo docente dedicado ao ensino. “O CEF 102 Norte é mais do que uma escola, é um marco na história da educação em Brasília. Ao longo dos seus anos de existência formou gerações de estudantes e contribuiu para o desenvolvimento da cidade”, destacou o parlamentar.

Gestão democrática

Além do investimento de R$ 100 mil, a secretária de Saúde do DF reafirmou o compromisso da gestão com a reformulação da Lei 4.751/12, que garante a gestão democrática nas escolas públicas do Distrito Federal. De acordo com a legislação, o objetivo é ampliar a participação da comunidade escolar nas decisões que impactam o dia a dia das escolas.

“Estamos finalizando a revisão da Lei da Gestão Democrática, que é excelente, mas que quando ela foi sancionada já previa que cinco anos depois passaria por reformulação. A lei é de 2013 e já estamos em 2024, mas ela sequer foi regulamentada”, pontuou a secretária da SES-DF.  

Segundo Hélvia Paranaguá, há necessidade de uma mudança significativa na Lei de Gestão Democrática, principalmente na retirada do limite de dois mandatos para diretores. De acordo com ela, a comunidade escolar deve decidir sobre a permanência dos gestores nas escolas. 

“Estamos sugerindo para a Câmara Legislativa a retirada da trava em definitivo que delimita dois mandatos a gestão escolar do diretor. Se um diretor é bom, por que não ficar dez, 15, 20 anos? Não é uma lei que tem que delimitar o tempo que a direção vai ficar naquele espaço, é a comunidade escolar quem vai decidir se a direção deve ou não permanecer por mais tempo”, ressaltou Hélvia Paranaguá.

Inclusão

Em 2023, o CEF 102 Norte inaugurou a Sala do Silêncio, um espaço adaptado voltado para atender às necessidades dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). O ambiente oferece um refúgio sensorial para os estudantes se sentirem mais seguros e confortáveis durante o período escolar. Keila Alves, mãe de uma adolescente autista, destacou a importância do ensino inclusivo da instituição na aprendizagem da filha.

“Espero que entendam o tamanho da minha gratidão a todos os professores da 102 Norte, que trouxe acolhimento entendimento e a paz necessária para que a minha filha pudesse, enfim, se sentir confortável no ambiente escolar, fazer amigos, gostar tanto de ciências e matemática e detestar o português, como qualquer outra criança ou adolescente, e que a permitiu se desenvolver e socializar de uma forma incrível, sendo respeitada quanto ao seu tempo e forma de ver o mundo”, enfatizou Keila Alves. 

Valéria Lessa, empresária e mãe atípica, também enalteceu a instituição pela referência em ensino especial, respeitando a singularidade de cada aluno atípico. Ela propôs, ainda, um evento exclusivo para essas mães de crianças autistas como um espaço seguro e acolhedor para compartilhar experiências, dúvidas e desafios enfrentados na maternidade atípica.

“Em 2025, promoveremos o primeiro Encontro de Mães atípicas de Brasília, onde poderemos escutar as histórias, conversar, esclarecer, acolher, empoderar e trazer mais olhares para essa causa”, afirmou Valéria Lessa. “Que nesse evento seja um divisor de águas para que nossa capital seja o melhor lugar do mundo para essas pessoas, a exemplo do que já é o Centro do Ensino Fundamental 102.”

Importância

Mônica de Mesquita Miranda, ex-aluna da unidade de ensino e primeira mulher negra a ser comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e dos Corpos de Bombeiro Militares do Brasil e da América Latina, compartilhou a importância do CEF 102 Norte em sua trajetória profissional.

“O que eu sou, fui e serei, agradeço à escola. Se não tivesse sido acolhida pela comunidade escolar não estaria hoje comemorando a minha a minha história. Eu consegui alcançar um sonho de muitas mulheres negras que almejam o comando de uma instituição militar. Eu fui a primeira no Brasil e na América Latina”, ressaltou Mônica Miranda.

Professora do CEF 102 Norte há mais de 20 anos, Arabela Miranda da Silva, exaltou os resultados alcançados pelo centro educacional e a contribuição de toda a equipe pedagógica na formação dos estudantes ao longo dos 50 anos de existência.

“Trabalhei com vários colegas de profissão, alguns tornaram-se amigos com quem vivo até hoje e outros amigos que já não estão aqui nesse mesmo plano que nós. Vários estudantes passaram e alguns retornaram com relatos positivos que estão concluindo ou já concluíram o nível superior, que construíram família e estão no mercado de trabalho. Isso nos engrandece, nos faz acreditar que estamos cumprindo com louvor a nossa profissão”, expressou Arabela Silva.

Também professor na unidade escolar, Jorge Artur Santos enfatizou que o CEF 120 Norte vai além da estrutura física e material, se destacando pela boa relação entre estudantes e funcionários que atuam na instituição. “A escola, mais do que um prédio que nos recebe todos os dias, são as pessoas que passam por ela. Nós tivemos, ao longo desses 50 anos, muitos funcionários, professores e estudantes que tiveram suas vidas marcadas pelo CEF 102 Norte e que deixaram suas pequenas contribuições”, salientou.

Premiações

Ao fim do evento, os estudantes da instituição que se destacaram na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2023 foram prestigiados com premiações. A ex-aluna Valentina Gaspar foi agraciada com as medalhas de prata nacional e de ouro regional, Artur Furtado, aluno do nono ano, conquistou o bronze regional, e Daniel José Oliveira, aluno do sétimo ano, alcançou o bronze regional na etapa nacional.

Também foram homenageados alunos que se sobressaíram no Circuito de Ciências 2023, com o projeto “Soluções sustentáveis para combater a seca e queimadas no Brasil”. Orientado pelos professores Adriana Quidute Teles e Gilberto Oliveira Brandão, os alunos Daniel Cabral May, Henrique Cézar, Henrique Friedrich, Lucas Santarém, Vitor Hugo Soares e Ana Clara Rodrigues alcançaram o 1° lugar na etapa regional da competição.

Com informações do Câmara Legislativa

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Deputados criticam proposta de mudança no cálculo do Fundo Constitucional

    Deputados criticam proposta de mudança no cálculo do Fundo Constitucional

    A possibilidade de mudança de cálculo do reajuste anual do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), ideia defendida pelo governo federal, foi criticada nesta terça-feira (3) por deputados da Câmara Legislativa. Atualmente o FCDF é corrigido anualmente de acordo com a variação da receita corrente líquida da União. A ideia do governo federal é que…


  • CLDF aprova reestruturação da Caesb

    CLDF aprova reestruturação da Caesb

    Proposta autoriza criação de até duas subsidiárias e amplia atividades que companhia está autorizada a exercer  Um projeto de lei mobilizou o plenário da Câmara Legislativa na sessão ordinária de hoje (3): a reestruturação e ampliação do objeto social da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A matéria atraiu empregados da companhia em…


  • Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora

    Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora

    O relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado, que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas, menciona quatro clérigos católicos, destacando um histórico de atuação ultraconservadora na Igreja. Com informações do Estadão. Entre os citados estão o indiciado padre José Eduardo de Oliveira e Silva (Osasco) e…


Os comentários estão desativados.