youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Nesta quinta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais celebrar a chegada dos brasileiros que foram repatriados da Cisjordânia, na Palestina.O chefe do Executivo reafirmou o compromisso do Brasil em trazer de volta os nacionais que ainda se encontram na Faixa de Gaza. Além disso, ele enfatizou os esforços contínuos do país para promover um cessar-fogo no Oriente Médio.“Mais uma etapa da operação Voltando em Paz concluída. Os passageiros que estavam na Cisjordânia, na Palestina, foram repatriados e já estão em solo brasileiro. Os esforços do governo federal continuam para trazer os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bem como para que o cessar-fogo aconteça de uma vez por todas”, escreveu Lula no X, antigo Twitter.

Na manhã desta quinta, 32 pessoas que foram repatriadas da Cisjordânia chegaram ao Brasil. Seis brasileiros desembarcaram durante uma escala do voo em Recife (PE), enquanto os demais chegaram por volta das 8h30 na Base Aérea de Brasília.Os brasileiros partiram de 11 cidades da Cisjordânia e foram conduzidos em três veículos alugados pela representação brasileira em Ramallah até a cidade de Jericó, onde cruzaram a fronteira para a Jordânia. De lá, seguiram para a capital Amã e embarcaram em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira).Vale destacar que um grupo adicional de 34 brasileiros ainda aguarda na Faixa de Gaza a oportunidade de cruzar a fronteira com o Egito e retornar ao Brasil.Foi divulgada hoje uma nova lista de estrangeiros que poderiam fazer a travessia, embora nenhum brasileiro estivesse incluído. A expectativa da diplomacia brasileira é que eles sejam incluídos em outra lista até sexta-feira (3).

A possibilidade de saída da Faixa de Gaza depende das negociações entre Hamas, Israel e Egito, cada um com seus próprios termos.

Com informações do Diário do centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.