youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Canais bolsonaristas espalham notícia falsa em que Lula supostamente desiste de concorrer à presidência

Lula concede entrevista a Leonardo Sakamoto
Lula concede entrevista a Leonardo Sakamoto (Foto: Reprodução)

247 – Circula nas redes sociais um vídeo falso, com a técnica deepfake, em que é simulada a voz do ex-presidente Lula para fazer o anúncio mentiroso de que ele não será candidato à Presidência da República em 2022.

O vídeo foi publicado nesta quarta-feira (3) no canal bolsonarista “Os bastidores de Brasília, por Emílio Kerber”, com o título “URGENTE: Lula não se candidatará em 2022 à Presidência”. As imagens são reais e são de uma entrevista concedida por Lula ao jornalista Leonardo Sakamoto, mas o áudio, não.

A publicação acontece dias depois das fake news da extrema direita veiculadas pela TV Record contra o ex-presidente Lula e o PT. O partido acionou a Justiça após o episódio.PUBLICIDADE

O que são deepfakes?

O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial para criar vídeos falsos, porém bastante realistas, de pessoas fazendo ou dizendo coisas que nunca fizeram ou disseram na vida real. O recurso traz uma discussão ética e antecipa as novas e muito mais avançadas armas de propagadores de fake news.

A técnica já associou desde conteúdos pornográficos a celebridades até discursos fictícios a políticos influentes, como foi o caso de Lula.

Para criar um deepfake, são utilizados programas de código aberto – de livre uso por qualquer pessoa – voltados ao aprendizado de máquina. A partir de centenas de fotos e vídeos, o computador “aprende” como se mexe determinado rosto.

“Preparem-se para o novo mundo da mentira”

Em abril, o youtuber Felipe Neto alertou que o deepfake seria a nova arma da extrema direita: “muito em breve, a articulação do ódio vai começar a viralizar áudios de inimigos falando coisas horríveis, tudo feito por computador. Será impossível saber se é real ou não. O futuro do Deep Fake está chegando”.

Na ocasião, ele criticava um programa de computação que imita voz e que lhe havia sido oferecido por uma startup norte-americana. “Acabei de receber um email profissional de uma startup americana. Eles oferecem um serviço que clona a minha voz. Desse modo, eu poderia ter áudios meus e até podcasts inteiros sem precisar fazer nada, somente escrever. O futuro do Deep Fake está chegando”, relatou.

Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

https: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber