O órgão ficaria responsável, segundo ela, pela formulação de propostas e modelagens de cenários ambientais
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu nesta quarta-feira que a Autoridade Climática, por se tratar de um órgão técnico, fique sob a gestão de sua pasta.
Novamente anunciado no mês passado em meio a uma onda de incêndios florestais que tomou o país, o novo órgão ainda não saiu do papel.
“Nesse momento, há um processo de discussão interna no governo. Tem uma complexidade que é a criação de um novo marco legal para a figura da emergência climática”, disse ela em evento no Rio de Janeiro.
“A mesma coisa a Autoridade Climática, porque pressupõe Know how e todo um conjunto de ações que precisa estar no bloco certo. A autoridade é uma instituição técnica, exatamente para evitar qualquer tipo de sazonalidade política, colocando os dados, fazendo modelagens e os alertas”, acrescentou.
Em recente entrevista, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a dizer que a autoridade era, por enquanto, apenas um “Power Point”.
Marina disse ainda que a Autoridade Climática não seria um “xerife climático”, focado em aplicar multas, punições e sanções. O órgão ficaria responsável, segundo ela, pela formulação de propostas e modelagens de cenários.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Boletim Focus: mercado eleva projeção da Selic a 15% ao ano em 2025
Horizonte usado pelo Banco Central para decidir sobre os juros, a expectativa da inflação para este ano subiu de 4,96% para 4,99% A meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, em 2024 e em 2025 – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press) Economistas do mercado financeiro elevaram suas projeções para os juros…
Haddad trata de Orçamento em reunião com Lula e nega intervenção no dólar
O ministro rejeitou a possibilidade de aumento do IOF sobre a saída de dólares do Brasil como medida para conter a alta da moeda: “Não existe discussão de mudar o regime cambial no Brasil” O chefe da equipe econômica informou também que o governo vai aguardar a eleição da presidência da Câmara e do Senado…
Itamaraty anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics
Brasil preside o bloco e anunciou formalmente a entrada da Indonésia como membro pleno Segundo o Itamaraty, a Indonésia foi aprovada como membro pleno do bloco durante a Cúpula de Joanesburgo, em 2023 – (crédito: EBC) O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta segunda-feira (6/1), a entrada da Indonésia como membro pleno dos Brics, bloco presidido…