O “Mais Médicos para o Brasil”, seis meses após sua reformulação realizada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alcançou a marca de 18,5 mil profissionais em atuação na atenção primária à saúde.
O número, segundo dados do Ministério da Saúde, alcançou patamar recorde.
Ainda de acordo com a pasta, a maioria dos integrantes são médicos brasileiros formados no Brasil, seguidos de brasileiros formados no exterior.
O recorde anterior, de 18,2 mil profissionais da área, havia sido registrado em 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, os médicos cubanos representavam mais de 60% do total.
Segundo a Saúde, cerca de 13 mil médicos ocuparam vagas abertas em 2023 durante a gestão da ministra Nísia Trindade. O programa, atualmente, atende cerca de 4.000 municípios e a expectativa é a de que mais áreas sejam atendidas.
Além do reajuste salarial, a reformulação feita pelo petista incluiu um bônus de R$ 120 mil para quem permanecer por 48 meses nas cidades de mais alta vulnerabilidade.
Em junho, o governo anunciou mais 10 mil vagas, com prioridade para municípios com maior fragilidade.
Publicado por Victor Nunes
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.