*São Paulo, 3 de Agosto de 2018*
Companheiros e companheiras,
Esta quinzena será bastante decisiva para que os movimentos e organizações populares possam incidir no cenário político. Diante da proximidade das eleições provavelmente os próximos dias serão o principal momento de mobilizações, antes de entrarmos na dinâmica de campanha propriamente dita.
Nesse sentido é fundamental trabalharmos simultaneamente as reivindicações econômicas que afetam diretamente a vida do povo, mas também vincularmos com o centro da luta política que passa por assegurar a liberdade e o direito de Lula ser candidato.
1- *Dia 10 de Agosto: Dia do Basta!*
As Centrais Sindicais juntos com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estão convocando para o dia 10 de Agosto, um dia nacional de paralisações e mobilizações.
A convocatória destas mobilizações tem como centro a luta por emprego, contra o fim da aposentadoria e em defesa dos direitos trabalhistas.
O objetivo é paralisar neste dia nos locais de trabalho e organizar atos pelo menos nas capitais. Os coletivos da FBP em diálogo com as Centrais nos estados devem contribuir para organizar a) as paralisações, b) ações de agitação e propaganda c) e onde for possível organizar manifestações.
2- *Em defesa da liberdade e do direito de Lula se candidatar*
*2.1- Solidariedade à Greve de fome:*
No dia 31 de Agosto, 6 militantes da Via Campesina e CMP iniciaram uma greve de fome por tempo indeterminado até que Lula seja solto. O objetivo da greve é pressionar os ministros do STF para que se respeite o direito constitucional à presunção de inocência. É fundamental que as organizações da FBP façam gestos de solidariedade à Greve, bem como ajudem a difundir os desdobramentos da Greve.
*2.2- De 10 à 15 de Agosto: Marcha Lula Livre*
A Marcha Lula Livre iniciará no dia 10 de Agosto no entorno de Brasília. Serão três colunas posicionadas nos arredores da capital federal, que vão marchar durante 4 dias até se juntarem no dia 15 de Agosto em Brasília. Cada coluna contará com 2 mil militantes, que além de caminhar, irão dialogar com a população nas comunidades por onde percorrerão as marchas. É importante para o fortalecimento politico da Marcha que as organizações da FBP enviem representantes para participar desse processo.
*2.3- Dia 15 de Agosto: Ato em defesa do direito de Lula ser candidato*
No dia 15 de Agosto, além dos 6 mil militantes que deverão chegar em Brasília, dezenas de milhares de pessoas deverão se somar no ato de registro da candidatura de Lula no TSE. É fundamental que os coletivos da FBP nos estados organizem caravanas para participar deste momento decisivo de afirmação da democracia no Brasil. Além do ato, no dia 16, haverá uma plenária do Congresso do Povo em Brasília, envolvendo toda a militância mobilizada pela Marcha, e aqueles que se somarem.
3- *Calendário de Lutas*
Agosto
Dia 03 – Ato Nacional em defesa da presunção de inocência em São Paulo. Entrega do manifesto dos juristas em defesa da Presunção de Inocência pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.
Dia 04 – Dia Nacional de Jejum por Lula Livre e levar alimentos nas periferias e comunidades carentes
Dia 06 – Chegada da Caravana do Semiárido contra a fome em Brasília. Audiência no STF.
Dia 1 à 7 – Sete dias de oração, organizada pelos evangélicos em defesa do Brasil e por Lula Livre. Ver como envolver outras religiões, credos e “sagrados”.
Dia 9 – Ato inter-religioso pela liberdade do ex-presidente Lula no STF.
Dia 10 – Dia do Basta – Dia nacional de Paralização dos/as trabalhadores/as – puxado pelas Centrais Sindicais
Dia 10 à 15 – Inicio da Marcha Nacional Lula Livre.
Dia 14 – Entrega do Abaixo-assinado pela liberdade do ex-presidente Lula no STF com a presença de Perez Esquivel e outras figuras internacionais.
Dia 15 – Data da inscrição da chapa Lula Presidente – ATO NACIONAL no TSE em Brasília, com caravanas de todo Brasil.
Dia 16 – Realização de uma Assembleia do Congresso do Povo em Brasília para debater temas de projeto com os/as marchantes e militantes do DF.
Dia 28 – Aniversário da Lei da Anistia – Realizar ações para relembrar a luta por anistia e denunciar os presos políticos da atualidade.
Setembro
Dia 7 – Grito das/os Excluídas/os
—
Lula Livre!
Por Eleições Livres e democráticas
Nenhum direito à menos!
*Frente Brasil Popular*