Fui membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados por 12 anos, e neste período convivi com o atual presidente, Jair Bolsonaro.
Afirmo sem nenhuma dúvida que ele nada sabia de política exterior, portanto tampouco sabia qualquer coisa sobre o Mercosul.
Bolsonaro sempre se posicionou contra o Mercosul e contra toda e qualquer politica de integração da América do Sul.
Portanto, o vídeo que circula, com ele respondendo uma pergunta sobre o Mercosul, reflete o seu conhecimento e a sua verdade sobre o bloco regional.
Como nunca debateu o Mercosul e sempre rechaçou qualquer processo de integração, ele não sabe o que foi assinado entre a União Europeia e o Mercosul. Duvido que ele consiga falar sobre o Acordo e defendê-lo.
A razão da “festa” pela assinatura do Acordo é por que até o momento o seu mandato é um fruto amargo que o povo brasileiro esta colhendo.
Ao não ter nada de bom a oferecer para os trabalhadores e as trabalhadoras oferece, e com “festa” aquilo que não conhece.
Poucos leram o Acordo e menor ainda é o número de pessoas que o conhecem, e entre estas esta Bolsonaro e seu Ministro de Relações Exteriores.
Do pouco que foi divulgado é possível concluir que o Acordo Mercosul-União Europeia é nocivo ao Mercosul e em especifico para o Brasil.
Bolsonaro mais uma vez abre mão da nossa soberania e coloca na vida do brasileiro e da brasileira um futuro incerto, ou seja, mais um fruto amargo.
Abre os mercados de capitais, serviços e bens industrializados dos países do Mercosul, no caso do Brasil, em troca de cotas de exportação agrícola, mercado este já conquistado pelos países do Mercosul.
*Dr. Rosinha é presidente do diretório estadual do PT-PR.