Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) admitiu que reuniu 200 frases negacionistas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia. O parlamentar teve dificuldade em apontar uma das frases como a mais grave: “Todas me assustam”, afirmou.
Em participação no UOL Entrevista de hoje, conduzido por Fabíola Cidral e Tales Faria, Renan defendeu ainda a convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres, por suposta manipulação da Polícia Federal; negou a intenção de interrogar governadores na CPI; alfinetou a “tropa de choque” de Bolsonaro e falou sobre sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Negacionismo.
De acordo com Renan, escolher frases negacionistas ditas pelo presidente foi um jeito encontrado por ele para iniciar as investigações.
“Como é que vai investigar, cumprir seu papel constitucional, se há omissão, se há responsabilidade de um governo, de um presidente da República, sem começar juntando as frases e suas manifestações públicas? Não há como começar diferente”, afirmou.
Questionado sobre qual a frase que mais o assusta, Renan admitiu dificuldade em responder.
Olha, se você me perguntar mesmo isso, eu terei muita dificuldade em responder, porque na verdade todas me assustam.
Renan Calheiros, relator da CPI da Covid.