O presidente Lula (PT): petista mantém o favoritismo para a eleição presidencial de 2026, segundo Quaest. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como favorito para as eleições presidenciais de 2026, conforme a nova pesquisa da série Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3).

De acordo com o levantamento, o principal concorrente ao petista seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de ele estar inelegível até 2030 devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ser réu em um processo por liderar uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Em uma possível reedição do segundo turno do último pleito, Lula alcançaria 44% dos votos, enquanto Bolsonaro ficaria com 40%. Esse resultado configura um empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário de confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria uma vantagem de seis pontos percentuais, com 43% contra 37% do ex-ministro de Bolsonaro. Em janeiro, Tarcísio tinha 34% das intenções de voto, enquanto Lula manteve a mesma taxa de 43% nas duas pesquisas.

Apesar de outros governadores reduzirem a distância, Lula segue à frente. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), subiu de 26% para 30% nas simulações contra Lula, que variou de 45% para 44%. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), passou de 28% para 31%, enquanto Lula recuou de 45% para 43% nesse cenário.

Lula também aparece à frente em simulações contra outros possíveis candidatos, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB).

A pesquisa foi realizada pela Quaest, que entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.

Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest de março de 2025 — Foto: Divulgação/Quaest
Pesquisa Genial/Quaest: intenção de voto para presidente 2° turno. Foto: Reprodução

Lula vence na espontânea também

Na pesquisa espontânea, só três nomes foram citados: Lula (9%), Bolsonaro (7%) e Tarcísio (1%). Os indecisos são 80%.

Apesar de ser o concorrente que mais se aproxima do atual presidente, tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea, o levantamento da Quaest traz uma má notícia para Bolsonaro. Uma das perguntas feitas aos entrevistados é do que teriam mais “medo” hoje, Lula continuar ou o ex-presidente voltar. O retorno de Bolsonaro ao poder foi citado por 44%, enquanto a continuidade do petista foi mencionada por 41%.

Para Lula, a nota desfavorável é que 62% dos pesquisados opinam que ele não deveria voltar a se candidatar a presidente, contra 35% que acham que deveria.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • GDF Mais Perto do Cidadão chega pela primeira vez ao Pôr do Sol com valorização da moda e da cultura

    GDF Mais Perto do Cidadão chega pela primeira vez ao Pôr do Sol com valorização da moda e da cultura

    Evento da Secretaria de Justiça e Cidadania celebra marco de 50 edições com programação especial que inclui desfile de moda sustentável, apresentações de artistas da região, além de atendimentos do Na Hora e de outros órgãos públicos O programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), alcança sua 50ª…


  • MEC inicia pagamentos aos estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia

    MEC inicia pagamentos aos estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia

    De acordo com o Ministério da Educação, serão feitos 3,9 milhões de pagamentos referentes ao benefício de incentivo a matrícula, que busca manter estudantes na escola Estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia recebem R$ 200 a partir desta quarta-feira (23). Em parcela única, o benefício é referente ao Incentivo-Frequência, cujo pagamento acontece até o próximo dia…


  • Revolução digital e big techs impõem nova governança de dados, diz Pochmann

    Revolução digital e big techs impõem nova governança de dados, diz Pochmann

    Presidente do IBGE foi convidado a explicar aos senadores a criação da fundação de apoio à inovação científica e tecnológica ligada ao órgão O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, participou de audiência pública da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), nesta quarta-feira (23/4), e…


Os comentários estão desativados.