Na avaliação do senador, o Brasil tem a oportunidade de fortalecer parcerias comerciais com outros países

O senador e presidente do PT Humberto Costa (PE)
O senador Humberto Costa (PE), presidente nacional do PT, manifestou em pronunciamento nesta quarta-feira (2/4) preocupação com o impacto das novas tarifas comerciais que serão anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. Segundo o parlamentar, as medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump, chamadas de “tarifaço”, podem prejudicar setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria. Ele destacou que as tarifas sobre aço e alumínio, já elevadas para 25%, podem ser ampliadas para outros produtos, como o etanol.
“É a abertura de uma guerra comercial em escala planetária, que mexe com a concertação harmônica que vinha sendo construída pelo mundo. É um tema que transcende os limites da economia e penetra o cerne da soberania nacional, porque nos coloca em posição de responder a ele de forma inteligente e estratégica. Essas medidas protecionistas de Trump, que visam aumentar impostos sobre produtos importados, impactam diretamente o Brasil, o nosso agronegócio, a nossa indústria e, sobretudo, os nossos trabalhadores”, alertou o senador.
O senador ressaltou que, diante do cenário adverso, o Brasil tem a oportunidade de fortalecer parcerias comerciais com outros países, especialmente com a China, principal parceiro comercial do país. Ele sugeriu ainda o fortalecimento de acordos bilaterais e regionais para reduzir a dependência econômica do país em relação aos Estados Unidos.
Humberto também comemorou a aprovação pelo Senado do projeto da Lei da Reciprocidade Econômica, que autoriza o governo a adotar contramedidas contra iniciativas que prejudiquem os interesses comerciais brasileiros. Essa matéria segue para análise na Câmara dos Deputados.
“O projeto de lei da reciprocidade é uma ferramenta de defesa, mas também de afirmação do Brasil como um país que não se dobra diante da intimidação. Sejamos firmes, sejamos justos, sejamos estratégicos, porque o Brasil tem muito a oferecer ao mundo, mas tem, acima de tudo, o dever de proteger o que é seu”, declarou.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Senado: debatedores elogiam iniciativa do PT para redução da jornada sem perda salarial
Senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho conduziram a primeira audiência pública para debater proposta de diminuição da jornada semanal Relator da proposta, senador Rogério Carvalho coordenou a primeira parte da audiência pública A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizou nesta terça-feira (8/4) a primeira audiência de um ciclo de debates para debater…
Juliana Cardoso reforça a importância da luta indígena em homenagem na Câmara
Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados. Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a…
Renda dos mais pobres cresce 10,7% e reduz desigualdade
Levantamento da FGV aponta avanço acima da média nacional e queda no índice de Gini, que mede a concentração de renda FGV aponta crescimento acelerado da renda entre os mais pobres A renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres no Brasil cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de…