Dados revelam que Lula venceria todos os adversários testados no segundo turno, evidenciando a previsão precipitada do líder do PSD sobre 2026, diz Aquiles Lins
A mais recente pesquisa eleitoral da Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), aponta que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários simulados para a disputa presidencial de 2026. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, revela que o petista tem entre 28% e 33% das intenções de voto no primeiro turno, dependendo dos adversários testados. Os dados contradizem a avaliação do presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, que afirmou recentemente que Lula não venceria uma eleição se ela ocorresse hoje.
“Se fosse hoje, o PT não estaria na condição de favorito. Eles perderiam a eleição. Os partidos de centro estão criando uma alternativa para 2026”, disse Kassab durante a Latin America Investment Conference, evento promovido pelo UBS e o UBS BB na quarta-feira (29), em São Paulo. O dirigente também criticou a gestão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), argumentando que não vê “nenhuma marca boa” no governo atual.Play Video
Os números da Quaest, no entanto, revelam um cenário distinto. No primeiro turno, Lula tem vantagem considerável sobre seus concorrentes mais competitivos. No cenário em que enfrenta o cantor sertanejo Gusttavo Lima — que recentemente manifestou interesse em concorrer —, o presidente soma 33% das intenções de voto, enquanto o artista aparece com 18%. Nos outros cenários testados, Lula também se mantém na dianteira, superando nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), o empresário Pablo Marçal (PRTB), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Lula venceria todos os adversários no segundo turno
Além do desempenho no primeiro turno, o levantamento mostrou que Lula derrotaria qualquer um dos candidatos testados em um eventual segundo turno. Seu melhor desempenho seria contra Zema (45% a 28%) e contra Caiado (45% a 26%). Já o adversário mais competitivo, segundo a pesquisa, seria Gusttavo Lima, que registraria 35% contra 41% do petista.
O cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, avalia que a pesquisa demonstra a força de Lula para a reeleição. Para o pesquisador, o levantamento indica que “a oposição vai precisar mais do que os erros do governo para ser competitiva em 2026” e terá que “se apresentar com alguma unidade para ter um candidato forte” contra o petista.
A pesquisa Quaest ouviu 4.500 pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro. O levantamento tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de um ponto percentual.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lula recebe Hugo Motta e Alcolumbre e promete “convivência exemplar” entre Executivo e Legislativo
- Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda
- Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025
- Pesquisa Quaest desmente Kassab e mostra que Lula lidera corrida eleitoral para 2026
- Governo Lula regulamenta poder de polícia da Funai