Solenidade não consta na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele deve ser representado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa
A inauguração do ano legislativo está marcada para esta segunda-feira (3/2), às 16 horas. Deputados e senadores reúnem-se em sessão solene para abrir a 3ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura — o que corresponde ao terceiro dos quatro anos que compõem a legislatura iniciada em 2023. A solenidade ocorre no plenário da Câmara dos Deputados e será conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP). Acompanhe ao vivo:
Antes da sessão, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Alcolumbre, protagonizam a tradicional solenidade externa, com a presença de tropas das Forças Armadas. Se chover, a solenidade será transferida para o Salão Branco do Congresso e não há tiros de canhão, nem subida de rampa.
A abertura do ano legislativo não consta na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele deve ser representado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Os presidentes Motta e Alcolumbre serão recebidos pelo representante do Poder Executivo, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e por lideranças partidárias.
Após declarar aberta a sessão solene, o presidente do Congresso anuncia a leitura da mensagem do Poder Executivo. No documento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apontará temas e projetos considerados prioritários pelo governo para este ano. A mensagem deve ser lida pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O mesmo ocorre com a mensagem do Poder Judiciário, que deve ser lida pelo ministro Luís Roberto Barroso.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ao Congresso, Lula defende isenção do IR e preço acessível de alimento
- Dólar cai pela 11ª vez e fecha a R$ 5,81 apesar do “tarifaço” de Trump
- Congresso abre ano legislativo; acompanhe a solenidade
- Atraso na LOA de 2025 adia reajuste de servidores e limita execução do Orçamento
- Governo quer aprovar isenção do IR a tempo de valer em 2026, diz Padilha