youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Trump anunciou um pacote de tarifas contra México, Canadá e China, o que gerou impactos diretos nos mercados globais

Donald Trump
Donald Trump (Foto: Carlos Barria / Reuters)

O governo brasileiro adotará uma posição de cautela diante da guerra comercial imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump anunciou neste domingo (2) um pacote de tarifas contra México, Canadá e China,o que gerou impactos diretos nos mercados globais. A orientação de assessores do presidente Lula (PT) é de “não sofrer por antecedência”. As informações são do g1.

A avaliação é de  que o Brasil não pode cair no jogo de ameaças de Trump antes que algo de concreto seja anunciado. Internamente, há uma expectativa de que nada seja feito em relação ao Brasil, já que não faria sentido aplicar retaliações apenas ao país e não a todos os países do Mercosul que têm uma Tarifa Externa Comum. Além disso, a guerra comercial contra os países do Mercosul poderia atingir a Argentina de Javier Milei, aliado de Trump.

Enquanto isso, a guerra comercial já gerou ações concretas. Canadá e México anunciaram medidas retaliatórias contra os EUA, enquanto a China recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar as políticas de Trump. A postura do Brasil, nesse contexto, é de acompanhamento atento. 

Além da cautela, há também uma expectativa positiva em relação aos possíveis efeitos da guerra comercial. Durante seu primeiro mandato, Trump implementou altas tarifas sobre produtos chineses, o que, de certa forma, beneficiou o Brasil, que passou a exportar mais para a China. O mesmo poderia ocorrer caso os EUA apliquem tarifas sobre produtos da União Europeia, que além de beneficiar os produtores brasileiros, pode facilitar o fechamento do acordo Mercosul-UE.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Com a presença de Lula, Supremo abre ano judiciário; acompanhe

    Com a presença de Lula, Supremo abre ano judiciário; acompanhe

    Sessão será aberta com o Hino Nacional. Depois, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, fará um pronunciamento O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta segunda-feira (3/2), a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2025. A solenidade está marcada para as 14h e deve contar com a presença de autoridades, como o presidente…


  • Lula recebe Hugo Motta e Alcolumbre e promete “convivência exemplar” entre Executivo e Legislativo

    Lula recebe Hugo Motta e Alcolumbre e promete “convivência exemplar” entre Executivo e Legislativo

    Motta e Alcolumbre foram eleitos presidentes da Câmara e do Senado no último final de semana 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (3) os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), eleitos no último final de semana. Em discurso, Lula…


  • Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda

    Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda

    Proposta é conscientizar sobre urgência de enfrentar mosquito A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território começa nesta segunda-feira (3). Coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a proposta é conscientizar sobre a urgência de enfrentar o mosquito Aedes aegypti e de prevenir todas as doenças transmitidas por ele.…


Os comentários estão desativados.