youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Ex-ministro dos governos Lula e Dilma lembra que até 2015 as contas da Previdência estavam no azul. Atuais desequilíbrios são causados pelo aumento do desemprego
por Redação RBA publicado 03/02/2018 11h06, última modificação03/02/2018 11h09
REPRODUÇÃO/TVT
Carlos Gabas

“O que precisa é cobrar os devedores, acabar com sonegação e renúncias fiscais”, diz Gabas

São Paulo – “Nós não precisamos de uma reformaque tira direitos. O que nós precisamos é de emprego e o Brasil crescendo”, afirma o ex-ministro da Previdência Carlos Gabas (governos Lula e Dilma), em um dos vídeos de uma série produzida pela TVT que rebate os principais pontos defendidos pelo governo Temer, veiculadas durante a programação.

Gabas lembra que a mesma história de que o sistema público de aposentadorias estaria prestes a falir é contada há mais de 30 anos, quando ele começou a trabalhar no INSS. O ex-ministro também destaca relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que garantiu que a Previdência não está quebrada. “O que precisa é cobrar os devedores, acabar com a sonegação e as renúncias fiscais.”

Segundo ele, até 2015, as contas da Previdência estavam no azul, e que agora a arrecadação vem caindo por conta da elevação do desemprego. “Naquele tempo, nós tínhamos emprego, salário, tínhamos distribuição de renda, e isso aumentava a arrecadação. Isso fazia que a Previdência tivesse recursos suficientes para pagar os benefícios”, diz o ex-ministro.

Confira o vídeo da TVT: