
Suchir Balaji, um pesquisador de inteligência artificial de 26 anos e ex-funcionário da OpenAI, foi encontrado morto em seu apartamento em San Francisco em 26 de novembro de 2024. As autoridades determinaram que a causa da morte foi suicídio, sem evidências de crime.
Balaji trabalhou na OpenAI por quase quatro anos, contribuindo para projetos como o WebGPT, que ajudou a pavimentar o caminho para o ChatGPT.
Em agosto de 2024, ele deixou a empresa após expressar preocupações sobre práticas que considerava violações da lei de direitos autorais dos Estados Unidos. Em uma entrevista ao New York Times em outubro, Balaji afirmou que o uso de dados protegidos por direitos autorais pela OpenAI para treinar modelos de inteligência artificial era ilegal e prejudicial à internet.
Seus pais, Poornima Ramarao e Balaji Ramamurthy, questionaram as circunstâncias da morte do filho e solicitaram uma investigação mais aprofundada, expressando dúvidas sobre a conclusão de suicídio. Eles exigem que o FBI investigue a morte.
Segundo Ramarao, essa demanda se baseia na crença de que o Departamento de Polícia de São Francisco não possui capacidade para realizar uma investigação completa em um caso que envolve questões como cibersegurança e proteção a denunciantes.
Ramarao afirmou que o médico legista levou 40 segundos desde o momento em que chegou ao local para declarar que se tratava de suicídio. Os pais afirmaram que Balaji não tinha histórico de problemas de saúde mental e que nenhuma nota de suicídio foi encontrada.
Balaji Ramamurthy, que foi a última pessoa a conversar com o filho em 22 de novembro, disse que eles falaram sobre uma viagem a Los Angeles, parte da comemoração de seu aniversário. “Ele estava em Los Angeles, se divertindo. Ele nos enviou todas as fotos”, disse Ramamurthy sobre a ligação de 15 minutos após o retorno de Balaji. “Estava de bom humor.”
A OpenAI manifestou pesar pelo falecimento de Balaji, destacando suas contribuições significativas para a empresa e oferecendo condolências à família durante este período difícil.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Senado: debatedores elogiam iniciativa do PT para redução da jornada sem perda salarial
Senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho conduziram a primeira audiência pública para debater proposta de diminuição da jornada semanal Relator da proposta, senador Rogério Carvalho coordenou a primeira parte da audiência pública A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizou nesta terça-feira (8/4) a primeira audiência de um ciclo de debates para debater…
Juliana Cardoso reforça a importância da luta indígena em homenagem na Câmara
Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados. Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a…
Renda dos mais pobres cresce 10,7% e reduz desigualdade
Levantamento da FGV aponta avanço acima da média nacional e queda no índice de Gini, que mede a concentração de renda FGV aponta crescimento acelerado da renda entre os mais pobres A renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres no Brasil cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de…