Entre eles, sete eram titulares e, dois, suplentes que estavam no exercício do cargo. Outros dois não precisaram renunciar, pois não estavam mais em exercício
Abilio Brunini (PL), eleito em Cuiabá (MT), é um dos deputados federais que renunciam cargo para assumir prefeitura – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Nesta quarta-feira, 1º, nove deputados federais renunciaram aos seus mandatos para assumir prefeituras em diferentes cidades do Brasil. Entre eles, sete eram titulares e, dois, suplentes que estavam no exercício do cargo.
São eles:
- 1. Abilio Brunini (PL), em Cuiabá (MT)
- 2. Alberto Mourão (MDB), em Praia Grande (SP)
- 3. Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages (SC)
- 4. Dr. Benjamim (União Brasil), em Açailândia (MA)
- 5. Gerlen Diniz (PP), em Sena Madureira (AC)
- 6. Hélio Leite (União Brasil), em Castanhal (PA)
- 7. Paulinho Freire (União Brasil), em Natal (RN)
- 8. Ricardo Silva (PSD), em Ribeirão Preto (SP)
- 9. Washington Quaquá (PT), em Maricá (RJ)
Além desses nove parlamentares, outros dois deputados que haviam sido eleitos para prefeituras não precisaram renunciar, pois não estavam mais no exercício do cargo. Márcio Correa (PL), que agora é prefeito de Anápolis (GO), e Naumi Amorim (PSD), de Caucaia (CE), já haviam encerrado suas funções como suplentes.
O único senador eleito no pleito deste ano foi Rodrigo Cunha (União Brasil), agora vice-prefeito de Maceió (AL).
Em novembro, o Estadão apontou que nove deputados federais que foram eleitos prefeitos nas eleições municipais deste ano gastaram, no total, R$ 831,8 mil de cota de publicidade paga com recursos da Câmara dos Deputados. Os parlamentares buscaram reforçar a imagem com o eleitorado desde o início de 2024 mas negaram que utilizaram a cota de publicidade para fins eleitorais.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Globo de Ouro 2025 acontece neste domingo; veja indicados, favoritos e quem merece ganhar
Brasileiro ‘Ainda estou aqui’ foi indicado como melhor filme de língua não-inglesa e Fernanda Torres está na lista de melhor atriz de filme (drama). O Globo de Ouro 2025, cerimônia que abre a temporada de premiações do cinema americano, acontece neste domingo (5), em Los Angeles. O evento, que escolhe os melhores do cinema e…
Mudança no segundo tempo: distante do Congresso, Lula se aproxima do STF e planeja reorganizar governo
Presidente entra nos dois anos finais de mandato de olho em consolidar programas já lançados, alavancar popularidade com isenção do IR e atenuar críticas do mercado Com um apoio maior no Supremo Tribunal Federal (STF) do que no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à metade de seu terceiro mandato à frente do país…
Sem solução, crise das emendas vai assombrar governo em fevereiro
Ministro Flávio Dino, do STF, bloqueou pagamento de emendas parlamentares no fim de 2024 e gerou atrito entre os Poderes A novela envolvendo as emendas parlamentares bloqueadas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), terá novos capítulos em 2025, assombrando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O desgaste com o tema dificulta…