youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Cantor seria uma espécie de “candidato-tampão” para blindar a candidatura presidencial de Caiado. Objetivo real seria o Senado

(Foto: Reprodução)

O anúncio de Gusttavo Lima sobre sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026 provocou uma onda de reações no campo político da direita brasileira. A notícia surpreendeu Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados mais próximos, que interpretaram o movimento do cantor como um ato de “traição”, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O sertanejo havia conversado com Bolsonaro horas antes de formalizar sua intenção de candidatura. Na ocasião, Gusttavo Lima teria mencionado apenas o desejo de concorrer a uma vaga no Senado. A declaração pública de que almeja o Palácio do Planalto, no entanto, foi vista como uma mudança radical e inesperada de planos.

Candidato-tampão” e articulações estratégicas – Nos bastidores da direita, especula-se que a candidatura de Gusttavo Lima esteja sendo articulada com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também pré-candidato à Presidência. A parceria teria como objetivo criar uma blindagem a Caiado contra críticas nas redes sociais, ao mesmo tempo em que pavimenta uma estratégia para 2026: eleger o governador como presidente e sua esposa e o cantor para as duas cadeiras de Goiás no Senado.

De acordo com interlocutores próximos de Bolsonaro, o plano foi interpretado como um golpe calculado. Para eles, Gusttavo Lima estaria servindo como um “candidato-tampão”.

Bolsonaro e aliados reagem – A declaração pública de Gusttavo Lima deixou Bolsonaro desconfortável. O cantor inclusive, de acordo com Bela Megale, do jornal O Globo, já sondou partidos de direita como União Brasil e Progressistas para uma eventual filiação. Embora inelegível para 2026, Bolsonaro continua a se enxergar como a principal referência política da direita e avalia o movimento do sertanejo como uma ameaça direta à sua liderança. 

Aliados próximos relataram que Bolsonaro, inicialmente, considerou a possibilidade de apoiar Gusttavo Lima em sua caminhada rumo ao Senado, mas vê a disputa presidencial como um campo em que seu nome ou de alguém próximo deveria prevalecer. 

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “Continua tramando um golpe”, diz Gleisi sobre entrevista de Bolsonaro ao New York Times

    “Continua tramando um golpe”, diz Gleisi sobre entrevista de Bolsonaro ao New York Times

    A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro por sua entrevista ao jornal americano New York Times e afirmou que ele “continua tramando um golpe contra a democracia no Brasil”. Na conversa com o veículo americano, ele sugeriu que Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, o bilionário Elon…


  • Padilha confirma candidatura de Lula em 2026 e critica “síndrome do pânico” do mercado financeiro

    Padilha confirma candidatura de Lula em 2026 e critica “síndrome do pânico” do mercado financeiro

    Ministro garante que o presidente “é o candidato” para o próximo pleito e diz que “pânico” do mercado não afeta “o coração da economia”  O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou que o presidente Lula (PT) será candidato à reeleição em 2026, descartando a existência de um plano alternativo. Em entrevista às páginas…


  • Política governamental valoriza povos de terreiro e matriz africana

    Política governamental valoriza povos de terreiro e matriz africana

    Medidas assinadas por Lula prevêem, entre outros pontos, a capacitação de agentes da segurança pública, para atuar em casos de racismo religioso O governo Lula, por meio do Ministério da Igualdade Racial, apresentou esta semana a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana. Instituída por meio do decreto nº 12.278/2024,…


Os comentários estão desativados.