Líderes dos dois países trataram das relações bilaterais e das perspectivas para a reunião de cúpula do Mercosul, que será realizada na próxima semana em Montevidéu, no Uruguai

Yamandú Orsi e Lula durante encontro no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira, 29 de novembro, o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Lula se declarou feliz pelo processo democrático no Uruguai e com a eleição de Orsi.
Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do presidente atual, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito. “Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse Orsi.
O presidente Lula lembrou da sua boa relação com diversos presidentes uruguaios, como Tabaré Vásquez e Pepe Mujica. Os dois conversaram também sobre temas das relações bilaterais e sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul.
“Como conclusão, somos otimistas como Mercosul e como região na possibilidade de estreitar laços com outras regiões e, fundamentalmente, com a Europa”, disse Orsi numa declaração à imprensa na saída do evento. Para ele, a relação entre os países sul-americanos precisa ser mais forte do que nunca diante de um mundo convulsionado, sob intensas mudanças e com alto grau de imprevisibilidade.
A próxima Cúpula do Mercosul será realizada na semana que vem, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ibaneis Rocha dará palestra em Dubai, e Celina Leão assume como governadora em exercício
- Menos É Mais, Wesley Safadão, Léo Santana e mais atrações agitam os 65 anos de Brasília
- PIX Parcelado: BC espera que valor da compra seja ‘menor ou igual’ ao do cartão de crédito; estreia será em setembro
- Dólar, bolsas, bitcoin: veja o impacto do tarifaço de Trump nos mercados
- Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade