youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Presidente Bolsonaro deve acompanhar o resultado das eleições norte-americanas no Palácio da Alvorada, acompanhado do ministro Ernesto Araújo. Eventual vitória do democrata obrigará mudanças na política ambiental e no Itamaraty, avaliam especialistas

Ao retornar ontem do feriado em Guarujá, na cidade paulista, o presidente Jair Bolsonaro volta as atenções para o cenário eleitoral norte-americano. Segundo interlocutores palacianos, o chefe do Executivo acompanhará o desenrolar do resultado das eleições americanas na noite desta terça-feira (03/11) do Palácio do Alvorada. Auxiliares se preparam para dar assistência a Bolsonaro durante a madrugada. O presidente deverá acompanhar a contagem junto com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e demais aliados.

O chefe do Executivo não esconde a ansiedade em ver seu “amigo” e candidato preferido, Donald Trump, ser reeleito, em detrimento do democrata, Joe Biden. Caso Trump vença, Bolsonaro já avisou que quer ser “o primeiro a dar os parabéns”.

No último dia 20, Bolsonaro disse que espera comparecer à posse de Trump, reeleito. “Com toda certeza, espero, se essa for a vontade Deus, comparecer à posse do presidente brevemente reeleito nos EUA. Não preciso esconder isso, é do coração, não interfiro, mas do coração e pelo respeito que tenho ao povo americano e pelo trabalho e pela consideração que Donald Trump teve conosco, é que me manifesto dessa maneira neste momento”, declarou.

No entanto, especialistas avaliam que o chefe do Executivo deveria mostrar mais cautela. A média das pesquisas nacionais nos Estados Unidos mostra Biden com vantagem sobre Trump.

Caso Biden ganhe, a Amazônia e o Pantanal devem ganhar mais importância para os Estados Unidos. O candidato democrata já criticou a política ambiental brasileira e avisou que colocará o tratamento ao meio ambiente sob uma lupa. Em declarações recentes, Biden reforçou que pretende “reunir o mundo” caso o país não seja eficiente em defender a Amazônia.

O cientista político Rodrigo Prando, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que Bolsonaro rompeu a tradição de manter um distanciamento salutar com os EUA e se alinhou ao governo Trump, especialmente por questões ideológicas. Prando defende que caso Trump seja reeleito, o bolsonarismo sofrerá impacto.

“Presidentes não têm amigos, têm interesses. Se Trump for derrotado, será um impacto na própria trajetória de Bolsonaro. Se Biden for vitorioso, o que vai mudar é o tom com o qual Biden vai ser relacionar com o Brasil. Biden coloca como atenção especial a falta de política ambiental do governo brasiliero. Ele vai ficar mais atento, assim como outras organizações internacionais em relação ao que ocorre na Amazônia e o Pantanal”, ressalta.

Política interna

Na análise do especialista, Bolsonaro introduz no plano internacional questões ligadas à política interna. “Ele faz uma mistura de amigos, família e política. As questões do Estado devem ser guiadas por lógica impessoal, e o governo está distante desses princípios. Tem retórica de confrontar China e favorecer os EUA, mas na prática, não se sustenta em uma realidade em que dependemos de ambos”.

Ele aponta também que Biden sofrerá ataques da base bolsonarista ideológica, mas que sua eleição fortalecerá o discurso da oposição política brasileira contra Bolsonaro. “Vão colocar Biden na lista de comunistas. Todos os democratas desejam uma vitória de Biden. Uma derrota do Trump vai arejar o mundo e fortalecer o discurso antibolsonarista no Brasil, demonstrando que, se Trump for derrotado, Bolsonaro também pode sê-lo em 2022”, acredita Rodrigo Prando.

Inscreva-se no meu canal e compartilhe no youtube, e também nas minhas redes sócias no Facebook e deixa seu comentário.

Robert O'Brien, assessor especial de Trump, Bolsonaro e Ernesto Araújo -  (crédito: AFP / EVARISTO SA)Robert O’Brien, assessor especial de Trump, Bolsonaro e Ernesto Araújo – (crédito: AFP / EVARISTO SA)

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
@ceilandiaemalerta

Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber