Para os ministros, a medida de bloquear uma rede social deve ser evitada sempre que possível, mas Elon Musk não deixou outra alternativa
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a medida de bloquear uma rede social, como ocorreu com o X, antigo Twitter, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, deve ser evitada sempre que possível. No entanto, Elon Musk, proprietário da plataforma em questão, teria deixado o tribunal sem alternativas ao descumprir reiteradamente decisões judiciais e recusar a nomeação de um representante legal no Brasil, o que é exigido pela legislação brasileira, disseram magistrados a Valdo Cruz, do g1.
Os ministros entendem os questionamentos sobre o impacto da decisão na liberdade de expressão, mas a avaliação quase unânime é de que o bloqueio foi necessário para garantir a soberania e o cumprimento das leis nacionais. Ministros argumentam que a postura de Musk foi deliberada e politicamente motivada, o que levou ao agravamento da situação.
Nesta segunda-feira (2), a questão ganha um novo capítulo quando a Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, incluindo Alexandre de Moraes, responsável pela decisão original de bloqueio, revisará a medida. Até o fechamento desta reportagem, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram pela manutenção do bloqueio, e a expectativa é que a decisão seja confirmada por unanimidade pelo colegiado.
A rápida submissão da decisão monocrática ao plenário da Primeira Turma é vista como essencial para demonstrar que a ação tem o respaldo de outros ministros e não se trata de uma postura isolada.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
Relatório final de investigação deve ser apresentado ao STF ainda nesta semana A Polícia Federal (PF) irá finalizar nesta semana o inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O documento tem mais de 700 páginas e será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório final deverá indiciar…
Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
O deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciou a concessão de título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A cerimônia de entrega da honraria será no dia 2 de dezembro, às 10 horas da manhã, no plenário da CLDF. De acordo com…
Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
Trânsito ficará fechado durante 24 horas em pontos estratégicos da Esplanada. Presidente chinês chega a Brasília nesta quarta-feira (20/11) A chegada do presidente chinês Xi Jinping ao Distrito Federal mobilizou as forças de segurança pública a reforçarem a segurança na capital. Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19/11) para participar de reuniões bilaterais com o…