
Fotos: Ricardo Stuckert/PR, reprodução de redes sociais
O Ministério das Relações Exteriores divulgou no início da noite desta sexta-feira, 01/08, o comunicado conjunto de Brasil, Colômbia e México sobre as eleições presidenciais da República Bolivariana da Venezuela.
Os três governos afirmam que ”as controvérsias sobre o processo eleitoral ser dirimidas pela via institucional”.
E fazem um chamado aos atores políticos e sociais. Pedem-lhes ”para exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos”.
Abaixo, a íntegra do comunicado.
Eleições Presidenciais da República Bolivariana da Venezuela — Comunicado Conjunto de Brasil, Colômbia e México
”Os governos do Brasil, Colômbia e México felicitamos e expressamos nossa solidariedade com o povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro.
Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.
As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional.
O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.
Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos”.
Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento.
Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela.
Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano.
Com informações do VioMundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Torcida pela morte do papa Francisco nas redes mostra escalada do ódio
Desde que o papa Francisco passou a luta pela vida no hospital Gemelli, em Roma, devido a um grave quadro respiratório, há uma rosário de autointitulados cristãos torcendo por sua morte nas redes sociais – incluindo requintes de crueldade, nas redes sociais. Provando que a ultrapolarização derreteu os miolos de muita gente, acusam Francisco de…
45 anos do PT: “O Brasil é grande demais para ser pequeno”, afirma Lula
Segundo dia das comemorações lotou o Armazém 3, no centro do Rio de Janeiro, ao reunir as principais figuras do partido Neste sábado (22), Lula e personalidades históricas do partido celebraram os 45 anos do PT O segundo dia de celebrações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu, neste sábado (22), os quadros…
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…