
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que Edmundo González venceu as eleições da Venezuela, segundo comunicado publicado nesta quinta-feira (1º). O norte-americano também declarou que a reeleição de Nicolás Maduro não reflete a vontade do povo venezuelano.
Blinken alegou que o conselho eleitoral da Venezuela “não publicou dados desagregados ou nenhuma das folhas de contagem de votos, apesar dos repetidos apelos dos venezuelanos e da comunidade internacional para fazê-lo”.
O secretário destacou que, por outro lado, a oposição publicou mais de 80% das folhas de contagem recebidas diretamente das seções eleitorais em todo o país: “Essas folhas de contagem indicam que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos nesta eleição por uma margem intransponível”.

“Dadas as evidências esmagadoras, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela em 28 de julho”, insistiu.
A Venezuela enfrenta uma série de protestos de extrema-direita e reações da comunidade internacional devido ao resultado do pleito que garantiu um segundo mandato a Nicolás Maduro. A eleição presidencial ocorrida no dia 28 de julho vem sendo acusada de fraude e opositores afirmam que o verdadeiro vencedor é Urrutia.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) publicou um relatório na terça-feira (30) apontando as supostas irregularidades nas eleições da Venezuela e também não reconhece o resultado.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia
Parceria prevê US$ 15 bi em comércio até 2030 e cooperação em setores estratégicos, como segurança cibernética e transição energética Lula e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã, celebram novos investimentos e comércio bilateral A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hanói foi mais do que um compromisso comercial. O encontro consolidou…
“Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro
Ao destacar as provas contundentes deflagradas pela investigação, a deputada repreendeu duramente quem minimizou a gravidade dos atentados de 8 de janeiro Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) Durante discurso na Câmara dos Deputados, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) denunciou a tentativa de golpe de Estado no Brasil e reforçou a importância da defesa do Estado Democrático…
Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia
Dados divulgados pelo Supremo Tribunal Federal mostram que mais da metade dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro já receberam punições alternativas ou progressão de pena Ministra Gleisi Hoffmann aponta que o PL da anistia tem como único objetivo salvar Bolsonaro da cadeia A farsa para tentar livrar Jair Bolsonaro da cadeia é clara e responde…