Dados do Banco Central mostram que os U$ 3,7 bilhões gastos por estrangeiros no país no período superam os U$ 3,5 bilhões registrados em 2014, ano da Copa do Mundo de futebol

Gastos no primeiro semestre são 15,6% maiores que os registrados no mesmo período de 2023
Os gastos crescentes de turistas estrangeiros no Brasil levaram o país a alcançar, no primeiro semestre de 2024, novo recorde histórico, que ultrapassa o registrado em 2014, quando houve a Copa do Mundo. Na primeira metade daquele ano, os gastos de turistas internacionais no país chegaram a U$ 3,5 bilhões. Agora, a cifra saltou para U$ 3,7 bilhões. São mais US$ 200 milhões que entraram para a economia do país.
Dados divulgados pelo Banco Central revelam, ainda, que o resultado obtido nos seis primeiros meses de 2024 é 15,6% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho de 2023 os estrangeiros deixaram por aqui cerca de U$ 3,2 bilhões, equivalente a R$ 18,2 bilhões.
Boa parte dos turistas internacionais vem de países da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, entre outros. Mais de 600 mil norte-americanos visitaram o Brasil, em 2023. E da Europa o Brasil recebeu visitantes de países como França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido. Assim, o turismo brasileiro retoma seu potencial, torna-se atraente e deixa para trás seu passado recente de pária mundial.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que este resultado é fruto de um trabalho conjunto, de toda a equipe do turismo, para promover os destinos brasileiros no mercado internacional. Afirma, ainda, o dirigente da Empresa que “quando falamos dessa arrecadação histórica, falamos em geração de emprego e renda em todo o país, construindo uma economia que valoriza nossa cultura e gera sustentabilidade ambiental”.
Além do trabalho exitoso da Embratur, contribuem para este recorde histórico de viajantes do exterior para o Brasil o aumento dos voos que conectam o país com o mundo para ampliar o alcance no mercado internacional. Para foi criado o PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional), com atuação em parceria com o Ministério do Turismo e de Portos e Aeroportos.
Para Marcelo Freixo, o país colhe, agora, os frutos da reconstrução da imagem do Brasil no exterior e afirma que: “nosso trabalho é mostrar para o mundo a diversidade de destinos e experiências que temos em nosso país”. E conclui: “as pessoas estão vindo para cá para conhecer o que temos a oferecer e contando lá fora as experiências positivas que viveram por aqui”.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas
O anúncio da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência teria gerado irritação entre aliados de Jair Bolsonaro (PL). A decisão do governador de Goiás foi divulgada apenas quatro dias após a denúncia do ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para bolsonaristas, o movimento foi visto como “oportunista” e uma…
Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF
“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…
Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…