Verba deve ser repassada ao Ibama e ao ICMBio, que lideram as ações de combate ao fogo
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve liberar cerca de R$ 100 milhões para combater os incêndios que atingem o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, informa o Metrópoles. A verba será liberada via Medida Provisória do Ministério do Planejamento, assinada pela ministra Simone Tebet (MDB), que visitou a região na semana passada.
O dinheiro será repassado ao Instituto Braisleiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidades que controlam as ações de combate ao fogo. Já são cerca de 600 profissionais trabalhando na área com o auxílio da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros de outros estados.
As queimadas deste ano no Pantanal já atingiram 517 mil hectares e, segundo especialistas, são piores que as de 2020, quando o fogo consumiu cerca de 26% do bioma. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram detectados 3.262 focos de queimadas até 23 de junho, 22 vezes mais que no mesmo período do ano passado.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gilmar diz que 8/1 foi motivado por “discurso de ódio” e “fanatismo”
- “Uma declaração de guerra à democracia”, diz Gleisi sobre Meta encerrar checagem de fatos
- 8 de janeiro de 2023: dois anos após atos golpistas, democracia segue fortalecida
- Ato pela democracia com uma pessoa “já é suficiente”, diz Lula
- Lewandowski: “A democracia brasileira não surgiu por milagre”