Sem citar a tentativa do PL de obstruir a pauta para votar o PL da anistia, ministra diz que “ninguém pode se colocar acima dos interesses do país”

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), destacou nesta quarta-feira (2) a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica pelo Senado. O texto autoriza o Brasil a adotar contramedidas proporcionais contra países ou blocos econômicos que atuem contra os interesses nacionais e é uma resposta às tarifas de importação de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre aço e alumínio brasileiros.
Segundo Gleisi, o governo Lula (PT) e o Congresso estão atuando juntos para defender os interesses do país. “O Congresso e o governo estão atuando juntos e rapidamente para defender o Brasil das tarifas unilaterais anunciadas pelo governo Trump. O projeto da reciprocidade foi aprovado por 70 votos a zero no Senado, mostrando que é possível unir partidos e bancadas quando o interesse do país é ameaçado”, afirmou.Play Video
A ministra completou afirmando que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já fez um chamado para que o texto seja votado com urgência. “O projeto está agora na Câmara, onde o presidente Hugo Motta já fez um chamado contundente para que a matéria seja votada com o mesmo sentido de urgência demonstrado pelo Senado. Ninguém pode se colocar acima dos interesses do país!”, completou.
Nesta quarta, Donald Trump vai anunciar uma série de tarifas recíprocas para diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil. O presidente americano ainda não deu detalhes sobre as novas tarifas, mas batizou o anúncio como o “Dia da Libertação”, indicando uma escalada na guerra comercial.
Oposição promete obstrução na Câmara – A chegada da Lei de Reciprocidade Econômica na Câmara ocorre ao mesmo tempo em que a oposição, liderada pelo PL, promete a obstrução dos trabalhos legislativos para forçar a votação do PL da Anistia, que visa libertar condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e livrar Jair Bolsonaro (PL) da cadeia por tentativa de golpe de Estado. No entanto, Hugo Motta e a base do governo vêm resistindo às pressões e tentam avançar com o projeto de reciprocidade nesta quarta.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do Projeto Pró-Comunidade
Sedet-DF disponibiliza 80 vagas para capacitação em áreas de beleza e estética; inscrições entre os dias 14 e 22 de abril A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o primeiro ciclo do Projeto Pró-Comunidade, oferecendo 80 vagas para cursos de qualificação profissional. Os interessados podem se inscrever…
Bancada Feminina da Câmara divulga cartilha sobre Orçamento Sensível a Gênero
Documento busca orientar gestores na elaboração dos Planos Plurianais (PPAs) municipais sob a perspectiva transversal no orçamento público Nesta semana, a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, que é coordenada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), divulgou a Cartilha para Incorporação de Pautas Transversais nos PPAs Municipais – 2026-2029. Elaborado pela Rede Orçamento Mulher (https://www.redus.org.br/rede-orcamento-mulher),…
PT denuncia agressão de deputado bolsonarista e exige punição rigorosa
Representação protocolada pelo presidente do PT, Humberto Costa, pede ao Conselho de Ética para analisar conduta do deputado Eder Mauro (PL-PA). Bolsonarista atacou manifestante que criticava Bolsonaro em sessão da Câmara O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal Eder Mauro (PL-PA), do PL do Pará.…