Durante o evento de anúncio do início de obras de dragagem do Porto de Niterói, o presidente ressaltou a importância de promover a soberania nacional nos mares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta terça-feira (2), obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói (RJ), em um evento que promete impulsionar a indústria naval e marítima nacional. Com um discurso enfático, o presidente destacou a importância de recuperar a indústria naval brasileira para impulsionar a economia do país.
“Quero que vocês tenham certeza de que a gente vai recuperar a indústria naval brasileira. Não é possível ser um país que tem 90% do comércio feito através do mar e ainda ter déficit na balança comercial porque nossos produtos são exportados e importados em navios de bandeira estrangeira”, declarou Lula, enfatizando a urgência de promover a soberania nacional nos mares.
Lula ressaltou que embora seja mais barato alugar navios estrangeiros, essa prática não contribui para o desenvolvimento interno. “É verdade que pode ser mais barato em alguns dólares, mas o fato de a gente alugar um navio lá fora, a gente não vai gerar emprego aqui, nem gerar pequenas e médias indústrias locais ou ter componentes nacionais”, explicou.
O evento também marcou o lançamento de um projeto de dragagem do Canal de São Lourenço, que visa ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói. Com a intervenção, espera-se não apenas facilitar a movimentação de embarcações, mas também impulsionar toda a produção dos setores relacionados ao mar, gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Além disso, a revitalização do Terminal Pesqueiro Pesqueiro, por meio de um acordo para a municipalização do espaço, promete fortalecer o setor pesqueiro e marítimo da região. Após a conclusão da dragagem do Canal de São Lourenço, o terminal se tornará um entreposto de pesca, contribuindo ainda mais para a geração de empregos e renda.
Diante dessas iniciativas, o presidente Lula reforçou a importância de gerar empregos no país, pois, segundo ele, “o emprego gera renda, a renda gera consumo e o consumo gera desenvolvimento”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher
- Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília
- Lula brilha no G20 e fortalece união com a China
- Mercado de trabalho qualificado no Brasil atinge pleno emprego; conheça as profissões em alta
- Projeto de anistia para golpistas perde força após atentado e indiciamentos e não deve avançar na Câmara