youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Em entrevista, o ex-deputado federal e atual pré-candidato ao GDF, Geraldo Magela, apresenta convicção

Magela, apresenta convicção
Geraldo Magela Pereira nasceu em Patos de Minas em 26 de dezembro de 1956. Bancário aposentado, funcionário do Banco do Brasil desde 1979. Duas vezes deputado distrital, três vezes deputado federal, foi candidato bem votado a governador em 2002 e a senador em 2014. É casado com a jornalista Socorro Aquino e pai da universitária Mariana Pereira.


BSB. Com uma história eleitoral de bons resultados, atualmente você está em qual função política?

GM. Hoje eu estou como Vice-presidente do PT no Distrito Federal e Diretor de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo, que é uma fundação do PT.


BSB. Como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PT, o quê falta para definir oficialmente esta disputa?


GM. Sempre há disputas dentro do PT para escolher os seus candidatos. Desta vez, a direção nacional do nosso Partido pediu para evitarmos prévias. Nós estamos aguardando as orientações da nossa direção nacional e do Lula. Eles estão acompanhando todos os estados e vão orientar a indicação do nome também aqui no DF. Portanto, estamos esperando esta decisão para o mês de abril, no máximo.

BSB. No passado, você quase venceu o ex-governador Roriz em uma eleição disputadíssima para governador. A que você atribuiu aquela façanha?


GM. A maior força do PT é a sua militância. E nós apresentamos um bom programa de governo naquela época e tivemos a parceria com o Lula. Na eleição deste ano, vamos repetir tudo aquilo de novo: vamos ter um bom programa, nossa militância vai para as ruas e vamos estar juntos com o Lula. Isso vai nos ajudar a vencer.

BSB. A polarização entre Lula e Bolsonaro pode atrapalhar sua candidatura ao GDF, uma vez que há pré-candidatos de outras frentes que apoiarão Sérgio Moro e Ciro Gomes?

GM. Na minha opinião, o embate será entre dois pólos: de um lado estarão Ibaneis e Bolsonaro e do outro lado estaremos Magela e Lula. Os eleitores vão perceber que será muito bom para Brasília ter Lula Presidente e Magela governador. Então, estar junto com Lula vai nos ajudar e nós vamos fazer um palanque leal e forte para Lula aqui no DF e no entorno.

BSB. O PT nacional pretende se federar com o PV-PSB-PCdoB, nos quais há pré-candidatos ao Buriti. Caso o PT-DF decida entre você e a professora Rosilene, você abriria mão para outro nome da possível federação?


GM. Nós vamos decidir conjuntamente com os partidos da Federação, que também apresentam bons nomes. E vamos decidir usando vários critérios: experiência, competência, capacidade de ampliar a votação, condições de fazer um bom governo e olhando as pesquisas. Portanto, no final poderá ser escolhido um nome do PT ou de outro partido. Mas, todos nós sabemos que a direção da campanha do Lula terá uma forte influência na decisão.

BSB. Em pesquisas recentes, seu nome ficou em terceiro, encostado no senador Izalci Lucas do PSDB. Você acha que consegue construir uma aliança com partidos de centro que possa levá-lo ao segundo turno?

GM. A eleição para governador será muito disputada e a decisão só se dará no segundo turno. Portanto, nós vamos construir uma aliança para ganhar a eleição e para governarmos juntos. Esta aliança pode ser formada já no primeiro turno ou no segundo. O importante é substituir a dupla Bolsonaro e Ibaneis por Lula e um governador que seja seu aliado. Todos que não estiverem com Ibaneis no primeiro turno vão estar contra ele no segundo.

BSB. Caso você não vá para o segundo turno, numa eventual disputa entre Ibaneis e Reguffe; Ibaneis e Izalci ou Ibaneis e Leila, quais desses nomes você apoiaria? E porquê?

GM. Como eu estarei junto com o Lula, com uma boa aliança e com a militância unida, eu acredito que o segundo turno será entre eu e o Ibaneis. E, claro, vou pedir apoio a todos os demais candidatos. O meu compromisso é este: quem de nós for para o segundo turno, deve receber o apoio dos demais. E eu sou conhecido e respeitado na política por ser cumpridor de acordos.

Por Rosário Rosa

Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

https: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber