Distribuição do medicamento na rede pública foi uma das promessas de campanha de Paes, que declarou já ter utilizado o remédio

Eduardo Paes toma posse pela quarta vez à frente da Prefeitura do Rio – (crédito: Reprodução/YouTube Rio TV Câmara)
No quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), o prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou decreto, nesta quarta-feira (1º/1) para estudar uso do Ozempic na saúde pública, promessa da última campanha. O decreto cria grupo de trabalho para avaliar a introdução de semaglutida, princípio do medicamento, no tratamento contra obesidade nas Clínicas da Família.
O grupo de trabalho vai ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com participação de representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Fazenda.
Paes já havia citado o medicamento em outubro, durante o período eleitoral. “O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, prometeu o então candidato em entrevista ao Extra.
Ainda durante a conversa, o prefeito afirmou ter perdido 30kg com o uso do remédio. “Tomei muito Ozempic, aquele remedinho que está abaixando o peso de todo mundo. Ele vai ter a patente aberta no ano que vem, vai poder ter o genérico e vou colocar na rede pública toda”, declarou.
O Ozempic é um medicamento injetável utilizado no tratamento contra diabetes, mas que se popularizou por provocar perda de peso. Produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, a patente do remédio deve ser quebrada em 2026. Isso significa que novos laboratórios terão permissão para produzir genéricos e similares a partir da semaglutida, o que deve baratear os preços para o consumidor. Uma caixa de Ozempic custa, em média, mil reais. A Novo Nordisk é também a responsável por outro medicamento com base na semaglutida usado para perda de peso, o Wegovy.
Além da criação do grupo de trabalho, a equipe de Paes publicou mais 45 decretos que vão nortear as ações da prefeitura no novo mandato. Um dos setores com maior destaque entre as medidas foi o da segurança pública, com a criação do Programa de Refundação da Guarda Municipal e de um grupo de trabalho para estudar a criação de uma Força Municipal de Segurança.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Senado: debatedores elogiam iniciativa do PT para redução da jornada sem perda salarial
Senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho conduziram a primeira audiência pública para debater proposta de diminuição da jornada semanal Relator da proposta, senador Rogério Carvalho coordenou a primeira parte da audiência pública A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizou nesta terça-feira (8/4) a primeira audiência de um ciclo de debates para debater…
Juliana Cardoso reforça a importância da luta indígena em homenagem na Câmara
Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados. Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a…
Renda dos mais pobres cresce 10,7% e reduz desigualdade
Levantamento da FGV aponta avanço acima da média nacional e queda no índice de Gini, que mede a concentração de renda FGV aponta crescimento acelerado da renda entre os mais pobres A renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres no Brasil cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de…