Distribuição do medicamento na rede pública foi uma das promessas de campanha de Paes, que declarou já ter utilizado o remédio

Eduardo Paes toma posse pela quarta vez à frente da Prefeitura do Rio – (crédito: Reprodução/YouTube Rio TV Câmara)
No quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), o prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou decreto, nesta quarta-feira (1º/1) para estudar uso do Ozempic na saúde pública, promessa da última campanha. O decreto cria grupo de trabalho para avaliar a introdução de semaglutida, princípio do medicamento, no tratamento contra obesidade nas Clínicas da Família.
O grupo de trabalho vai ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com participação de representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Fazenda.
Paes já havia citado o medicamento em outubro, durante o período eleitoral. “O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, prometeu o então candidato em entrevista ao Extra.
Ainda durante a conversa, o prefeito afirmou ter perdido 30kg com o uso do remédio. “Tomei muito Ozempic, aquele remedinho que está abaixando o peso de todo mundo. Ele vai ter a patente aberta no ano que vem, vai poder ter o genérico e vou colocar na rede pública toda”, declarou.
O Ozempic é um medicamento injetável utilizado no tratamento contra diabetes, mas que se popularizou por provocar perda de peso. Produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, a patente do remédio deve ser quebrada em 2026. Isso significa que novos laboratórios terão permissão para produzir genéricos e similares a partir da semaglutida, o que deve baratear os preços para o consumidor. Uma caixa de Ozempic custa, em média, mil reais. A Novo Nordisk é também a responsável por outro medicamento com base na semaglutida usado para perda de peso, o Wegovy.
Além da criação do grupo de trabalho, a equipe de Paes publicou mais 45 decretos que vão nortear as ações da prefeitura no novo mandato. Um dos setores com maior destaque entre as medidas foi o da segurança pública, com a criação do Programa de Refundação da Guarda Municipal e de um grupo de trabalho para estudar a criação de uma Força Municipal de Segurança.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…